CI

Há risco de geada no outono?

Nebulosidade e a chuva fraca ainda devem continuar nos próximos dias


Foto: Nadia Borges

A primeira massa de ar frio do outono de 2021 não traz riscos de geada para áreas produtoras no Sul do Brasil, aponta Amanda Souza, meteorologista da Meteored. “Após a passagem de uma frente fria que provocou temporais na região Sul, o tempo muda e agora o destaque é a queda da temperatura comparada aos últimos dias. Ciclone na costa mantém chuva fraca e nebulosidade em boa parte da região”, explica.

“Mas atenção produtores rurais, o frio não será tão intenso e não há potencial para ocorrência de geadas, pelo menos por enquanto, isso porque a nebulosidade e a chuva fraca ainda devem continuar nos próximos dias sob influência do ciclone no Oceano Atlântico capaz de jogar umidade contra à costa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, acrescenta ela.

De acordo com a meteorologista, esta é apenas a primeira massa de ar mais frio, e a expectativa é que outras avancem com maior frequência no decorrer do outono e do inverno: “Comparada ao ano passado, a chance para geadas em áreas produtoras no Centro-Sul do Brasil é maior devido ao efeito da La Niña, ainda que o fenômeno esteja fraco, com temperaturas em gradativa elevação e com tendência de neutralidade, a atmosfera ainda encontra-se mais fria”.

De acordo com os mapas climáticos analisados pela Consultoria AgResource Brasil, a última atualização do modelo climático dos Estados Unidos (GFS) indica chuvas para a região central do Brasil nos dias 7 e 8 de abril com a passagem de um sistema frontal fraco: “A previsão é um pouco mais úmida neste período em comparação às atualizações do clima realizadas nesta madrugada. Até lá, as chuvas no centro do Brasil serão limitadas a algumas precipitações leves. Os modelos vêm mostrando essa frente fraca em Mato Grosso, mas mantendo o tempo seco no resto do Centro-Oeste do Brasil”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.