CI

O que pode influir no preço do trigo

Há vários fatores em jogo, alguns determinantes, que podem alterar tudo


De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, no momento é praticamente impossível prever o preço do trigo e das farinhas: “Há vários fatores em jogo, alguns determinantes, que podem alterar tudo. O principal deles é o clima, que pode mudar a oferta de trigo nacional e que determinará o aumento ou não das importações com as suas consequências (dólar alto, preço em elevação, fretes maiores)”. 

Por enquanto, aponta o analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, a safra do sul do Paraná, todo o estado de SC e todo o estado de RS estão em excelentes condições. As últimas indicações da meteorologia, porém, indicam fortes chuvas à frente, podendo reduzir tanto o volume quanto a qualidade das safras nestas localidades. 

“Se isto se confirmar, teremos que importar um volume maior. Este é o primeiro ponto.
O segundo ponto é que o preço do trigo argentino (e paraguaio e uruguaio) tem potencial de elevação diante da grande demanda mundial que está caindo. E ainda cairá, como já anunciaram os importadores do Sudoeste da Ásia”, explica.

“O terceiro ponto é que o dólar, que hoje está ao redor de R$ 4,08 e poderá, eventualmente, cair numa barrigada nos últimos dois meses do ano, mas tenderá a se manter acima deste nível no próximo ano diante dos distúrbios previsíveis que deverão ocorrer na economia brasileira com as reformas que qualquer que seja o presidente terá que fazer para arrumar a economia. A parte contrária não se conformará e se mobilizará com greves, bagunças em geral, etc, porque todos querem mudanças, mas poucos aceitam mudar”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.