Pão branco com alta fibra é possível

Imagem: Pixabay

DESCOBERTA

Pão branco com alta fibra é possível

Produto tem os mesmos benefícios dos pães integrais
Por: -Leonardo Gottems
300 acessos

Um grupo internacional de cientistas liderados pela Rothamsted Research e o John Innes Center, amobos do Reino Unido, “abriram as portas” para um pão branco mais saudável, depois de identificarem os genes responsáveis pelo teor de fibra alimentar da farinha. Eles dizem que essa nova farinha branca é idêntica e produz um pão branco de boa qualidade, com todos os benefícios adicionais para a saúde resultantes da ingestão de pão integral, incluindo riscos reduzidos de câncer, diabetes e obesidade. 

A principal autora, Dra. Alison Lovegrove, da Rothamsted Research, disse que a equipe alcançou o avanço explorando os resultados de uma tela genética anterior de mais de 150 variedades diferentes de trigo de todo o mundo. "Sabíamos que a farinha branca feita a partir de uma variedade de trigo chinesa em particular, Yumai 34, era extraordinariamente rica em fibras, mas não é adequada para o cultivo no clima europeu. Usando técnicas convencionais de criação, cruzamos esse traço de alta fibra em várias outras variedades. Isso nos permitiu restringir onde estão em seu genoma os genes da alta fibra ", disse ela. 

Tradicionalmente, as variedades de culturas são melhoradas através da identificação de plantas com características desejáveis e da criação delas. O problema da alta fibra é que não é uma característica que você possa identificar por olho e os testes bioquímicos de laboratório são lentos e caros. "Desenvolvemos marcadores genéticos que podem ser facilmente usados por melhoristas de plantas para identificar quais plantas individuais de trigo têm os genes de alta fibra", completou. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink