CI

PR: volume de chuva não se confirma

Ao passo que o plantio da soja avança, a colheita do trigo também se intensifica


 A chuvarada esperada para a semana passada não se confirmou no volume previsto o que serviu de alento para o campo no fim de semana. O plantio da soja, que estava estacionado em 55% das áreas até a metade da semana passada, avançou para 70% até ontem. 

No oeste já tem mais de 800 mil hectares cultivados com a oleaginosa nos Núcleos Regionais da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel e de Toledo. Segundo o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) em Cascavel José Pértille, metade das áreas está em germinação e metade em desenvolvimento vegetativo.
A expectativa, segundo Pértille, é de que em duas semanas toda a área a ser destinada à soja esteja cultivada. Isso significa que, em toda a região, em 48 municípios, sejam quase 1,1 milhão de hectares destinados à cultura de onde se espera colher 3,9 milhões de toneladas.

Ao passo que o plantio da soja avança, a colheita do trigo também se intensifica. Dos 195,6 mil hectares com o cereal na safra de inverno, ao menos 30% ainda esperam para deixar o campo, ou seja, cerca de 60 mil hectares. “Ainda não temos avaliação do percentual de perdas em decorrência dos fatores climáticos, mas temos encontrado trigo com pH acima do ideal para a comercialização com bons valores, que é de pelo menos 78%, temos encontrado trigo com pH inferior e temos encontrado plantações que já se tornaram um subproduto, o triguilho. De todo modo, sabemos que o cereal mais exposto à umidade perde qualidade. Acreditamos que em mais uns 15 dias tenhamos colhido tudo e aí teremos um diagnóstico para apresentar”, reforçou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.