CI

Produtores vão fazer “Brasília tremer” em apoio a Bolsonaro

"Raramente se viu um movimento aparentemente tão grande"


Foto: Nadia Borges

“Os produtores esperam fazer tremer Brasília neste dia 15 [de Maio]. De todos os solos de produção, produtores confirmam presença na manifestação de apoio ao atual presidente [Jair Bolsonaro]”. A afirmação é de Marcelo Lüders, o presidente do Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses).

“Do ponto de vista do Ministério da Agricultura, realmente não há o que reclamar, o apoio tem vindo ao agro de maneira geral. Raramente se viu um movimento aparentemente tão grande de apoio a um governo como este que ocorrerá agora”, justifica o dirigente da entidade mais representativa do setor de pulses no País. 

No entanto, aponta Marcelo Lüders, “algumas faixas não fariam mal, pedindo apoio ao plantio de Feijões. O Brasil terá que importar Feijão-preto da Argentina, de quem importamos o ano passado 51 milhões de dólares, ou 65 mil toneladas, algo como 45,4% do total exportado de Feijão-preto da Argentina. Feijões vermelhos e Cranberry provavelmente teremos que importar mais também”. 

Só para registro, acrescenta o presidente do Ibrafe, “não se pode negar que o motivo disso não é somente a estiagem, mas o desânimo dos produtores diante da atratividade do milho nesta segunda safra”. “Precisamos de ajuda do governo, não para ele atuar no mercado de Feijão, mas, sim, na sua organização. O produtor precisa de garantias de liquidez que começam a ocorrer com contratos. Porém ainda tem muito que amadurecer e o governo pode apressar isso”, conclui o dirigente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.