CI

RS tem 3% de trigo maduro

“Nesta safra, a área estimada pela Emater/RS-Ascar para o cultivo do trigo é de 739,4 mil hectares"


Informações divulgadas pelo especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômicas indicam que o estado do Rio Grande do Sul conta com 3% do seu trigo maduro. Nesse cenário, as lavoras estão quase prontas para a colheira e a qualidade, no geral é boa. 

“Nesta safra, a área estimada pela Emater/RS-Ascar para o cultivo do trigo é de 739,4 mil hectares. A área de cultivo de trigo no RS corresponde a 37% da área brasileira de plantio com o grão. Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí (30% da área do Estado), que engloba os Coredes Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, em 5% da área de 221 mil hectares a cultura encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo (final do estádio de perfilhamento e iniciando elongação), 37% em início da floração, 53% na fase de enchimento do grão e 5% maduro por colher, característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita. Cultura em estágio reprodutivo, principalmente nas fases de formação e enchimento de grãos”, comenta. 

Ele explica que, o desenvolvimento segue apropriado, com baixa incidência de doenças. “Há presença de pulgões nas espigas, mas o controle tem sido adequado. Principia a maturação das áreas implantadas no início do período recomendado. Precipitações acompanhadas de ventos moderados aumentam os pontos de acamamento nas áreas com maior densidade de plantas. Produtores intensificam a aplicação de fungicidas e monitoram a incidência de giberela, doença que afeta a espiga”, completa. 

“Na regional de Santa Rosa (27% da área de trigo do Estado), que compreende os Coredes Fronteira Noroeste e Missões, 5% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (iniciando a elongação), 26% em floração com emissão da espiga, 63% em enchimento de grãos e 6% maduro por colher, característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.