Trigo: Aumenta preocupação com safras do Mercosul

Projeção

Trigo: Aumenta preocupação com safras do Mercosul

Área plantada não deverá ultrapassar 7,38 milhões de hectares
Por: -Leonardo Gottems
632 acessos

Os plantios de trigo no Mercosul estão começando a preocupar o mercado, aponta a Consultoria Trigo & Farinhas. De uma previsão inicial de plantio de 8,2 milhões de hectares para a safra 2017/18, já é consenso entre os analistas que a área plantada não deverá ultrapassar 7,38 milhões de hectares – uma redução de 10%. 

Desse total, a Argentina teria redução de 500 mil hectares, atingindo um somatório de 5 milhões de hectares. O Brasil perderia um pouco menos de 200 mil hectares, chegando a 1,75 milhão de hectares Paraguai e Uruguai diminuiriam 50 mil hectares, somando 450Mha e 200Mha, respectivamente.

“Mas, não é só isso: o clima adverso de fortes chuvas com grandes inundações poderá diminuir ainda mais tanto a área como a produtividade, comprometendo a disponibilidade de trigo para a próxima temporada e, consequentemente, aumentando os preços”, aponta o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.

Ele ressalta que, por outro lado, a demanda brasileira está aumentando: “Neste ano tivemos uma safra recorde (6,7MT), somada a importações recordes (7,0), totalizando um uso maior (13,7MT) do que a Conab estimou para esta temporada (11,0MT) e que deverá rever nos próximos relatórios”.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink