CI

Trigo enfrenta problemas no principal exportador mundial

Na Romênia, a seca é o principal desafio


Foto: Marcel Oliveira

O mercado mundial de trigo está enfrentando sérios problemas no Mar Negro, que é o principal exportador global do cereal, de acordo com informações divulgadas pela T&F Consultoria Agroeconômica. Na Romênia, na semana passada, as temperaturas do ar estavam em +7,+18°C, ou acima dos normais de longo prazo. 

Isso porque, nenhuma precipitação pesada foi vista no país na semana passada (no máximo 5-10 mm) e apenas algumas localidades do sul e norte receberam cerca de 25 mm. “O aumento da temperatura do ar causa rápida evaporação das reservas de umidade do solo. A seca severa é observada em quase todas as regiões em crescimento do país, o que reduz o potencial de produção das culturas de inverno e primavera, informa a UkrAgroConsult”, indica. 

“Na Ucrânia o clima de 1 a 17 de abril foi desfavorável para o crescimento e desenvolvimento de todas as culturas. Tais condições resultaram de tempo ensolarado absolutamente seco, grandes oscilações de temperatura do ar de abaixo de congelamento à noite para muito acima de zero durante o dia, eventos intensos de geada nas últimas duas semanas, umidade relativa do ar gravemente baixa, ventos quentes secos”, completa.  

Em relação à condição da colheita, nas regiões sul e central, longas geadas severas da primavera danificaram folhas no trigo de inverno, colza de inverno, cevada de primavera, ervilhas. “Ocasionalmente nas regiões sul e central, onde as temperaturas do ar e do solo atingem os pontos mais baixos (6- 13°C abaixo do congelamento), até 30% dos plantios de trigo de inverno foram totalmente mortos. Os agricultores continuam plantando cevada de primavera, trigo de primavera, aveia, ervilhas, milho e girassol. A condição da cultura é boa”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.