CI

Índice de Preços de Produtos Agropecuários recua

Queda foi puxada por arroz em casca, milho, soja e hortícolas como tomate, batata e uva


Foto: Eliza Maliszewski

O IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) recuou 1,1% de outubro para novembro, em termos nominais – este foi o terceiro mês seguido de queda. Este resultado reflete as variações negativas observadas para o IPPA-Grãos e para o IPPA-Hortifrutícolas, de 3,8% e 0,4%, respectivamente. Na contramão, o IPPA-Cana-Café e o IPPA-Pecuária avançaram, 5,2% e 0,4%.

Para o grupo de grãos, a queda esteve atrelada às desvalorizações do arroz em casca, do milho e da soja. No caso do arroz em casca, de acordo com pesquisadores do Cepea, os valores operaram abaixo dos custos de produção pela primeira vez desde abril de 2020, o que se deve às restrições de oferta de insumos importados e à forte desvalorização do Real frente ao dólar, que tem pressionado as margens de orizicultores. Para o milho, o resultado observado reflete o ritmo enfraquecido das exportações na atual temporada e o bom desempenho da semeadura da safra de verão. Para a soja, produtores tiveram necessidade de liberar estoques para a chegada da nova safra.

Quanto aos hortifrutícolas, quedas importantes foram observadas para batata, tomate e uva. No caso da batata, o movimento foi consequência do aumento da oferta. Em relação ao tomate, o crescimento na disponibilidade e a queda da qualidade dos frutos pressionaram os valores.

Já entre os produtos da pecuária, o resultado se deveu ao avanço dos preços nominais do boi gordo, visto que todos os demais itens que compõem o grupo apresentaram queda em novembro. No caso do boi, os valores nominais avançaram com intensidade ao longo de novembro, impulsionados pela retração da oferta de animais.

Por fim, o café, principalmente, e a cana-de-açúcar registraram alta em novembro. No caso do café, a alta segue sustentada por preocupações com a oferta mundial para a próxima safra. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, caiu 0,93% – logo, de outubro para novembro, os preços agropecuários recuaram frente aos industriais da economia.

Fonte: Cepea

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.