CI

RS: Dia de Campo de Viticultura reúne mais de 100 pessoas em Barracão

Mais de 100 pessoas que participaram do Dia de Campo de Viticultura, na tarde de sexta-feira (26/11)


Foto: Marcel Oliveira

Com uma bela paisagem, o produtor João Pedro da Costa Camargo abriu a porteira da propriedade, localizada na Linha Cerro Ato, no município de Barracão, para mais de 100 pessoas que participaram do Dia de Campo de Viticultura, na tarde de sexta-feira (26/11). Foram quatro estações abordando assuntos pertinentes à viticultura. Na primeira estação, João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva e Vinho, mostrou as cultivares desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho e implantadas na Unidade de Referência. Também da Embrapa Uva e Vinho, Roque Antônio Zillio falou sobre o controle de doenças do cacho.

Os processos de legalização de cantinas foi o tema da estação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Regional Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke. E na quarta estação, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Barracão, Darlei Marini, apresentou o manejo de fertilidade de vinhedos.

Mesmo ocupando somente 0,28% da área utilizada com atividade agrícola no município, a estimativa da Emater/RS-Ascar local é de que a Viticultura tenha movimentado no último ano cerca de R$2 milhões. Atualmente, são cultivados 85 hectares de videiras, predominando a cultivar bordô.

O gerente regional da Emater/ RS-Ascar, Dartanhã Luiz Vecchi, destacou a importância da atividade como alternativa de diversificação e renda. Participou também o supervisor microrregional, Oriberto Adami.

A promoção foi da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento rural (Seapdr), Embrapa Uva e Vinho e Prefeitura de Barracão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.