CI

RS: estiagem já impacta uva

Em Bento Gonçalves já há relatos de perdas nos parreiras quase em ponto de colheita


Foto: Arquivo

A falta de chuvas no Rio Grande do Sul, especialmente na metade Norte, já impacta também na Serra Gaúcha onde atinge os vinhedos. Em Bento Gonçalves já há relatos de perdas nos parreiras quase em ponto de colheita. Folhas secas e grãos murchos em função do sol forte.

Segundo reportagem da Rádio Difusora muitos produtores estão com a safra ameaçada e já há casos de quem não vai colher nada neste ciclo em função da falta de chuva. Em 2019 outra estiagem também atingiu a região, com perdas na casa de 30%, mas a deste ano deve ser de maiores impactos. 

Para esta safra a cadeia vitícola projetava de 700 a 750 mil toneladas, nos 49 municípios da Serra. Algumas projeções mais otimistas acreditam que se pudesse superar a safra passada onde foram colhidas 890 mil toneladas. Entre os agricultores, a projeção é de uma quebra de mais 30% em relação à última temporada. 

O Rio Grande do Sul conta com 46.774 hectares destinados ao cultivo da uva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), distribuídos em 497 municípios do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.