CI

RS: Porto Vera Cruz celebra 14ª Festa das Frutas

A produção de frutíferas é celebrada anualmente na Festa das Frutas


Foto: Eliza Maliszewski

A produção de frutíferas, atividade presente em 25 propriedades de Porto Vera Cruz, no Noroeste gaúcho, é celebrada anualmente na Festa das Frutas. Na véspera do Natal (24/12), a Festa chegou a sua 14ª edição e levou aproximadamente 500 pessoas ao Pavilhão de Eventos, em uma promoção da Prefeitura, da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e de produtores locais.

Estima-se que ao longo do dia foram comercializados aproximadamente 600 quilos de uva e 2100 kg de melancia, além de outras frutas e uma diversidade de alimentos produzidos em Porto Vera Cruz, como pães, cucas, biscoitos, açúcar mascavo, melado, doces, conservas, flores, sucos naturais. O público também teve a oportunidade de conferir as potencialidades do artesanato local produzido pelas mulheres portoveracruzenses.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto Barbaro destaca que a Festa é uma importante vitrine da agricultura familiar de Porto Vera Cruz. A persistência e o empenho de nossos produtores coloca o município no cenário regional, o que oportuniza renda a essas famílias. A retomada da Festa das Frutas foi um sucesso, superando as expectativas de público e comercialização, comemora.

Pelas características locais de solos e clima, Porto Vera Cruz destaca-se no cenário regional pela produção de frutas como uva, melancia, laranja, melão e manga. Qualificar a alimentação das famílias é um dos grandes ganhos com a fruticultura, que contribui com a nutrição e saúde de forma geral, além de ser uma oportunidade de ampliar a renda das famílias em pequenas propriedades. O sucesso da Festa das Frutas foi resultado da parceria entre produtores locais com a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Cooperativa de Agricultores Familiares de Porto Vera Cruz (Coopovec). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.