CI

Frango: exportação regional e por UF no 1º semestre

Entre as 17 Unidades Federativas que exportaram carne de frango no primeiro semestre de 2017


Entre as 17 Unidades Federativas que exportaram carne de frango no primeiro semestre de 2017, dez delas viram seus embarques refluir em comparação ao mesmo período do ano passado. A redução – que implicou em quedas próximas de 1,5% (Distrito Federal) até perto de 20% (Mato Grosso) – envolveu os dez primeiros colocados no ranking formado segundo o volume exportado.  Juntos, eles responderam por 99,81% do total embarcado no período. Assim, o aumento registrado em outros seis estados e, ainda, o surgimento do Ceará como UF exportadora não impediram que o total exportado no semestre recuasse perto de 7%.

Já em termos financeiros, apenas três UFs registraram queda na receita cambial: Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Esta última, por sua vez, foi a única UF exportadora a enfrentar redução, também, no preço médio do produto exportado. De toda forma, ainda que a receita global auferida por essas 17 UFs tenha aumentado mais de 5% em relação ao primeiro semestre de 2016, o índice de incremento foi bem menor que o observado, por exemplo, ao encerrar-se o primeiro trimestre do ano.

A análise regional, por seu turno, aponta que apenas a Região Nordeste registrou aumento de volume e de receita no período – a despeito de seu preço médio ter sido quase 10% menor que o de um ano atrás. Pena, somente, que as exportações nordestinas tenham representado apenas 0,12% do volume exportado e 0,10% da receita auferida pelo Brasil com as exportações de carne de frango. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.