CI

Duas formas de avaliar os riscos nas empresas


Frederico Franco

Todos sabemos o significado da palavra risco, porém a maioria das pessoas não sabem interpretar a natureza de cada risco com o qual temos que trabalhar. Para um melhor entendimento, vou destacar somente duas formas que um risco pode assumir.

  1. Evento incerto com efeito incerto

Esta é provavelmente a maneira mais conhecida de descrever o risco. O risco é representado como um evento incerto dentro de um determinado período, que caso ocorra, afetará objetivos, decisões e diversos aspectos que podem impactar o negócio.

Não se engane, os riscos com menor grau de impacto na empresa têm maior probabilidade (ou frequência) de ocorrer e riscos de alto impacto geralmente têm menor probabilidade, até pela importância que são dados para eles no gerenciamento de riscos. Sendo assim, as consequências de qualquer risco são avaliadas por probabilidade versus impacto, e para mensurar essa probabilidade é preciso compreender a natureza do risco e as principais causas.

Os riscos não são totalmente independentes, portanto, precisamos, pelo menos, adicionar correlações aos cálculos de probabilidade versus impacto.

  1. Incerteza do resultado do risco

A segunda forma de risco, é caracterizada quando temos um conjunto mínimo de consequências possíveis, mas o resultado real é incerto. Por exemplo, uma empresa aplica-se a vários regimes de descontos fiscais, mas não tem a certeza de qual irá obter.

Diante do exposto acima, a melhor forma de representar riscos com essa característica é distribuir cenários, e para cada cenário será necessário identificar sua própria probabilidade de ocorrência.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.