CI

Sustentabilidade no agronegócio: o valor da transparência na cadeia produtiva


Opinião Livre

Philippe Ryser, CEO da Ceptis

O agronegócio é um dos setores mais relevantes para a economia brasileira e pode ser o grande impulsionador para retomada pós-pandemia. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais da metade de todas as exportações realizadas em julho deste ano foram geradas pelo agronegócio. O valor chegou a US$ 10 bilhões, um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2019. 

No entanto, com a atual crise ambiental no campo – impulsionada pela escalada do desmatamento – cresce as exigências por mais sustentabilidade e integridade no agronegócio. A cada dia se faz mais necessário garantir não apenas a qualidade e a origem dos produtos, mas também considerar na cadeia produtiva o tripé da sustentabilidade, o chamado triple botton line. Isto é, os produtores precisam investir em práticas de desenvolvimento sustentável a partir do equilíbrio ambiental, do desenvolvimento econômico e da responsabilidade social. 

Um exemplo de resposta a essa nova demanda, em agosto a Ceptis Agro lançou com a Aprossul a primeira verificação contínua de sustentabilidade de sementes do Brasil. O Programa Semente Legal é uma solução que, desde 2017, garante a origem e a qualidade das sementes forrageiras por meio de uma etiqueta de segurança aliada a um avançado sistema de rastreabilidade. Em sua nova versão, o programa inaugura a combinação do Semente Legal com o conjunto de sistemas TrustScore de sustentabilidade. Isto é, o Semente Legal passará – além de garantir origem e qualidade de diversos tipos de sementes – a também verificar 60 indicadores sociais, ambientais e econômicos das propriedades e dos processos produtivos. 

Para garantir que a sustentabilidade seja concreta, e não apenas uma estratégia de marketing, são levados em conta critérios que comprovem uma produção verde: sem desmatamento, com redução da emissão de carbono e o manejo adequado de florestas. Há também diversos itens econômicos e sociais verificados como, por exemplo, o respeito aos direitos trabalhistas, a verificação da existência de trabalho infantil e escravo, entre outros. Para mensurar qualidade da água e do solo, a Sistemática TrustScore utiliza recurso como, por exemplo, equipamentos de internet das coisas (internet of things - IoT), imagens de satélites, entre outros recursos. 

A solução é também uma oportunidade importante para diferenciar os melhores produtores – aqueles que investem em boas práticas em seus processos produtivos.  A nova sistemática possibilita medir indicadores das propriedades que também são fundamentais para o compliance no campo. Foi na perspectiva do compliance no campo que a Ceptis apresentou essa semana no LEC EXPERIENCE LATAM, evento realizado pela LEC – Legal, Ethics & Compliance, o novo Programa Semente Legal.  O case de inovação da Ceptis Agro ajuda a promover a cultura de integridade e sustentabilidade no agronegócio brasileiro em toda a cadeia, desde a origem, passando para a qualidade da semente até o cumprimento do protocolo de sustentabilidade da propriedade ou no processo produtivo.

A agricultura cresce rapidamente no Brasil e a sustentabilidade no campo precisa acompanhar sua expansão. Nesse contexto, é necessário que o agronegócio brasileiro se adapte a esse novo mundo. O futuro do setor depende do comprometimento dos produtores em união de novas tecnologias para prosperar. Soluções inovadoras como o Semente Legal e o TrustScore resultam em ganhos para todos: produtores, fornecedores e consumidor final – que está cada dia mais consciente de todo o caminho que percorre o alimento que chega à sua mesa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.