CI

Embrapa programa cerimônia pela passagem dos 25 anos

Dia 1º de julho de 1993 é marcado pela fundação da Embrapa Clima Temperado, no município de Pelotas


O dia 1º de julho de 1993 é marcado pela fundação da Embrapa Clima Temperado, no município de Pelotas. A Embrapa Clima Temperado é uma das Unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa - vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O mês julho celebra os seus 25 anos, com uma agenda de celebração pela sua atuação e dedicação à pesquisa, envolvendo a comunidade, equipe de trabalho e parceiros.

A partir do ano de 1993 inicia-se uma nova modelagem de gestão da Unidade de pesquisas, à época, na qual foram feitas as fusões das estruturas institucionais, as quais  sofreram várias modificações de denominção ao longo de sua história, mas que naquele ano era o Centro Nacional de Pesquisa de Fruteiras de Clima Temperado (CNPFT), hoje, a Estação Experimental de Cascata (ECC). E o Centro de Pesquisa Agropecuária de Terras Baixas de Clima Temperado (CPATB), hoje, é denominado de Estação Experimental de Terras Baixas (ETB). As duas Estações passaram a integrar a estrutura institucional da Embrapa Clima Temperado, que alcança a data celebrativa de Bodas de Prata, os 25 anos. A sua atuação de abrangência é direcionada ao desenvolvimento de pesquisas para o ambiente de clima temperado incluindo todo o Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do estado do Paraná.

O evento, programado de forma mais marcante, durante toda a primeira semana do mês julho, terá assinaturas de parcerias, lançamentos de publicações técnicas, inauguração de galeria de fotos, homenagens a instituições, audiências públicas, vídeos comemorativos e almoço de integração com a equipe de trabalho.

Semana de aniversário

No dia 2 de julho, no turno da manhã, acontece nas dependências da Embrapa Clima Temperado, a Audiência Pública alusiva aos 25 anos da Unidade de pesquisa, proposta em conjunto pela Câmara Municipal de Pelotas, pela bancada do vereador Toninho Peres e pela Câmara Municipal de Capão do Leão, pela bancada dos vereadores Marco Aurélio, Fabrício Freitas e Glei Rodales.

No dia 6 de julho, durante todo o dia, será celebrada a data comemorativa com uma agenda que envolverá a Cerimônia dos 25 anos, com a exibição do vídeo de 25 anos da Embrapa, composição de mesa com a presença de autoridades do município e do Estado. Na sequência será lançado o livro O Morangueiro, tendo como editores técnicos, os pesquisadores Luis Eduardo Correa Antunes, Carlos Reisser Júnior e José Ernani Schwengber, como uma contribuição a cadeia produtiva na Metade Sul do RS, e em especial, ao município que resgatou a realização da Festa do Morango.

Em busca de fortalecimento para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária e sua aplicação, a Unidade de pesquisas irá também assinar protocolos de cooperação técnica junto a  UFPel, de forma mais pontual, através do estabelecimento de ações conjuntas para colaborar com os programas de pós-gradução e o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas junto ao seu Programa de Iniciação Científica e Extensão. Ocorre a assinatura entre a Embrapa e o Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva) a fim de desenvolver tecnologias para a sustentabilidade e competitividade da cadeia da olivicultura.

Homenagens a instituições parceiras

Ao longo da história de atuação da Embrapa Clima Temperado inúmeras instituições foram e são parceiras de ações de pesquisa para região e para o país. Nesta data especial, a Empresa vai fazer a entrega honrosa a esses parceiros que estão no dia a dia da pesquisa, vivendo as demandas, os desafios e as entregas de tecnologias à sociedade, resultante de um esforço coletivo.

O chefe-geral, Clenio Pillon, vem há algum tempo realizando pessoalmente os convites a estes parceiros, os quais nesta cerimônia de 25 anos, no dia 6 de julho, serão homenageados com a entrega de placas comemorativas pela sua participação no desenvolvimento da pesquisa agropecuária. As instituições homenageadas irão representar diversas categorias: cadeia produtiva, extensão rural, imprensa, instituições de ensino universitário, poder público e organização não-governamental.

Inauguração da Galeria de Ex-Chefes

Os 25 anos da Embrapa Clima Temperado foram estrategicamente realizados e alcançados pela condução de sua gestão e administração. Muitas contribuições tiveram importância pela maneira que cada Chefia imprimiu os valores de compromisso, motivação e respeito à missão da Unidade de pesquisas. Através da atuação dos chefes e suas equipes foi possível também construir a história da Embrapa Clima Temperado e para resgatar esta história, a Unidade de pesquisas fará a Inauguração da Galeria de Ex-Chefes da Embrapa Clima Temperado, no dia 6 de julho. A galeria é composta pelos chefes Voni Cláudio de Andrade, Rogério Waltrick Coelho, Laércio Nunes e Nunes, Bonifácio Hideyuki Nakasu, José Francisco Pereira Martins, Romeu Notari Filho, João Carlos Costa Gomes, Waldyr Stumpf Júnior, José Dias Vianna Filho e Clenio Pillon.

Nesta mesma data serão lembrados os empregados que completam entre 10 a 45 anos de Embrapa Clima Temperado. A cerimônia acontece no auditório Ailton Raseira, na sede da Unidade de pesquisas, à BR 392, Km 78.

A pesquisa da Embrapa Clima Temperado

A Unidade de pesquisas, localizada em Pelotas, busca a viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira, voltada para culturas adaptadas a ambientes de clima temperado.

A produção de alimentos é uma das áreas de atuação da pesquisa em destaque. O Centro assume o compromisso pelo aumento da eficiência de sistemas produtivos, através da utilização e conservação de recursos naturais e por ações de pesquisa como: caracterização, zoneamento e planejamento ambiental da região; coleta e conervação de recursos genéticos de clima temperado; desenvolvimento de cultivares e de tecnologias avançadas para os sistemas de produção em várzeas, com destaque para a cultura do arroz irrigado; melhoria do sistema de produção de leite; desenvolvimento de cultivares e de tecnologias avançadas para os sistemas de produção de frutas, hortaliças e grãos; desenvolvimento e comunicação através de serviços e tecnologias para a agricultura, na região de clima temperado entre inúmeras soluções tecnológicas que atendem ao impacto ambiental, busca pela saudabilidade alimentar e pela  inclusão social e agregação de valor e renda,  além de disponibilizar serviços agropecuários, vinculados a disponibilidade das tecnologias da informação.

Atualmente a região de clima temperado é responsável por 36% da produção brasileira de grãos, 46% da produção de carne (sendo 11%, 59% e 67% da carne bovina, de aves e de suínos, respectivamente), 37% da produção de leite, cerca de 20% das hortaliças, bem como, 73% da produção nacional de frutas de clima temperado[com maçã (99%), pera (95%), nozes (72%), pêssego (68%) e uva (47%)], além de abrigar um dos maiores parques agroindustriais instalados no País. Em todos esses dados há contribuições significativas da Embrapa Clima Temperado, através da entrega de produtos tecnológicos, que ao longo dos seus 25 anos, vem atendendo as demandas das cadeias produtivas da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.