CI

Frango, ovo, milho e inflação em julho e na vigência (28 anos e 1 mês) do real

Considerados os quatro itens analisados, em julho passado apenas o frango vivo registrou variação positiva de preço


Foto: Pixabay

Considerados os quatro itens analisados, em julho passado apenas o frango vivo registrou variação positiva de preço. Ovo e milho, com quedas de 2% e quase 6%, respectivamente, enfrentaram quedas superiores às do IGP-DI do mês, negativo em 0,38%. No ano (variação em relação a dezembro/21) e nos últimos 12 meses (variação em relação a julho de 2021), somente o milho apresenta retrocesso de preço. Mas isso se aplica, apenas e exclusivamente, aos dois períodos citados. Porque, em relação aos valores praticados por ocasião da implantação do atual padrão monetário brasileiro, o real, o preço do milho registra variação de 1.023%, enquanto os incrementos obtidos pelo frango vivo e pelo ovo se encontram em, respectivamente, 911% e 603%, ou seja, cerca de 111,5 e 420 pontos percentuais aquém do aumento obtido pelo milho.

A registrar, de toda forma, que em julho a variação registrada pelo milho nesses pouco mais de 28 anos ficou ligeiramente aquém da apresentada pelo IGP-DI. É a primeira vez que isso acontece em quase dois anos, pois, desde meados de novembro de 2020 os preços do milho vêm evoluindo muito acima da inflação medida pelo IGP-DI.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.