CI

Para blindar carne, Brasil vai abrir mercado à União Europeia

País vai autorizar a importação de novos produtos e facilitar as exigências sanitárias


O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, comunicou ao comissário de Saúde da União Europeia, Vytenis Andriukatis, que vai autorizar a importação de novos produtos e facilitar as exigências sanitárias para os europeus. Trata-se da primeira ação concreta do governo para “blindar” a carne brasileira contra novos embargos, numa tentativa de amenizar a crise do setor.

O gesto contempla um pedido antigo da UE, que solicita há mais de uma década que o Brasil libere a entrada de produtos do setor lácteo, frutas e cortes especiais de carnes. Outra medida é a flexibilização das inspeções e certificações de unidades que quiserem vender itens ao País. 

Indústrias que já tiverem plantas habilitadas terão automaticamente o direito de incluir novas unidades. Em casos de novos exportadores, a solicitação poderá ser feita diretamente às autoridades europeias.

Enquanto a Europa vendeu US$ 1,7 bilhão ao Brasil em produtos agrícolas e alimentos no ano passado, o país faturou nada menos que US$ 14 bilhões em exportações para a Comunidade em 2016. A Comissão Europeia ainda avalia a proposta, e deve tomar uma posição nos próximos meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.