CI

Argentina: Agricultores farão greve por 1 semana

Principal reivindicação é a eliminação das retenciones (impostos que dificultam as exportações)


Foto: Pixabay

Os produtores da província de Tucumán, no norte da Argentina, irão realizar entre os dias 2 a 9 deste mês de Março uma manifestação interrompendo a comercialização de grãos e controle de cargas daquela região. A medida é uma forma de protestar contra a falta de respostas do novo governo argentino de Alberto Fernández e Cristina Kirchner ante as reivindicações da classe. 

O manifesto foi definido em uma assembleia que contou com a presença da Associação Civil dos Produtores Agropecuários do Norte (Apronor) e a Socieade Rural de Tucumán, além de mais de 100 produtores. 

Conforme os agricultores, a principal reivindicação é a eliminação das retenciones (impostos que dificultam as exportações) e qualquer tipo de segmentação e/ou compensação. Durante a semana de protesto, será interrompida a comercialização de grãos e haverá um controle de cargas. 

Em uma declaração, os produtores chamaram a “reflexão” o governo da província de Tucumán e aos legisladores nacionais “para articular uma verdade em defesa de nossa produção contra o governo nacional”, afirma os produtores. 

Na semana passada, o Departamento Nacional de Ligação interrompeu a primeira greve de agricultores contra o recém empossado governo de Alberto Fernández, depois de uma intervenção do ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luis Basterra. 

Já no decorrer desta semana, uma reunião está agendada para debater o assunto entre a Sociedade Rural Argentina, Federação Agrária Argentina, Confederação Intercooperativa Agropecuária (Coninagro) e Confederaçoes Rurais Argentinas com representantes do governo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.