CI

Contexto macro condiciona atividade leiteira argentina

Produtividade deve se manter


Foto: Marcel Oliveira

O setor de laticínios da Argentina irá estabelecer metas, resolver além do momento e, assim, superar sua história estagnada, enquanto um contexto macro condiciona a atividade leiteira, segundo Miguel Taverna, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), daquele país. Ele entende que 2020 não sairia dos números que foram mantidos em todo o país recentemente. 

"Produtivamente, provavelmente permaneceremos dentro dos níveis que tivemos nos últimos anos, sem grandes mudanças, sempre dependendo dos fatores climáticos, não estaremos muito além de dois ou três por cento acima ou abaixo do que vem a cada verão. O que aconteceu em janeiro não indica que pode haver mudanças muito acentuadas nas perspectivas deste ano”, comenta ele, para o portal local Agrofy. 

Um olhar técnico fornece tanto a análise da variável de preço que é interessante. “Após o choque de um período inflacionário e a acomodação dos preços, leva tempo para ajustar o número de matérias-primas, que é mais lento que o ritmo dos custos. Enfim, acho que os preços ao produtor vão se ajustar, eles continuarão se ajustando à inflação”, completa. 

Para Taverna, “existe um contexto macro que condiciona bastante a atividade. Em todos os casos, como nos laticínios, com uma perspectiva de médio e longo prazo, as situações em termos inflacionários claramente impactam negativamente. Para isso, devemos acrescentar questões relacionadas ao financiamento e que deixaram a bateria da Argentina desatualizada em termos tecnológicos e de infraestrutura, que é o que cria a possibilidade de um crescimento sustentável e eficiente", conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.