CI

Em 2020, a mobilidade de renda social da Europa e Ásia já superou a das Américas


Climaco Cezar de Souza

Abaixo pela importância para nossos conhecimentos, planejamentos e inter-relacionamentos/intercâmbios científicos etc.… entre países, empresas, pessoas/famílias, agronegócios e ambientalistas, segue artigo CURTÍSSIMO com minhas modestas ANÁLISES e INTERPRETAÇÕES recentes de Diagnósticos/tendências muito bem fundamentados e detalhados pelo Fórum Econômico Mundial, apresentado em Davos 2020.

SOCIOECONOMICAMENTE, PARA Fórum - FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL (conforme Relatório de Davos 2020), o BRASIL TEM UMA DAS PIORES MOBILIDADES DE RENDA SOCIAL DO MUNDO.

Obviamente, quanto mais bem posicionado, melhores serão os futuros consumos, empregos, desenvolvimentos, comércios externos e internos e tributos etc.., a serem gerados por cada Pais ranqueado até 2030 ou até 2050.

O que é isto mesmo? Simples, enquanto na Dinamarca (1º maior/melhor) uma família pobre pode levar 2 gerações para se tornar classe média, no Brasil (60º) para ocorrer o mesmo, seriam necessárias 9 gerações seguidas.

Na Europa do centro-oeste e centro, a maior leva de 3 a 5 gerações para tanto. Já 17 dos 20 países com maior mobilidade estão na Europa, o que pode explicar bem, a recente e crescente, debandada de brasileiros para Portugal e Espanha (mesmo com estes entre os piores da UE). A Grã-Bretanha (Inglaterra mais outros vizinhos somados, exceto, obviamente, os da Ásia e da África), apenas em 21º lugar, não fica entre os 20 maiores da UE.

Na Ásia, os melhores são o Japão (15º maior) e a Austrália (16º maior) e nas Américas somente temos os Canadá em boa posição, situado como o 14º maior no ranking mundial (também fonte de grande demanda por brasileiros melhor tecnificados/mais bem preparados e com inglês fluente).

Contudo, também comparativamente, os EUA são o 27º melhor posicionado/classificado do Mundo (o que também indica certa decadência, inclusive corroborada por outros estudos – não meus e sem deméritos - que apontam, SIC, que o sonho americano já está desabando, pois, o emprego e a renda pessoal/individual já estão reduzindo bastante e rápido)

Na sequência do Fórum, a Rússia vem em 39º melhor;  a China em 45º; o México em 58º e o Brasil em 60º, mas já superamos a Turquia em 64º; a Índia em 76º e a África do Sul em 77º lugar.

Vide em: https://www.weforum.org/agenda/2020/01/these-are-the-10-countries-with-the-best-social-mobility

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.