CI

Ação encontra carne de cavalo vendida como bovina

Operação aconteceu em Santa Catarina e empresário foi preso


Foto: Pixabay

Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina prendeu o dono de uma casa de carnes e interditou o estabelecimento que fica na cidade de Tubarão, no Sul catarinense. Ele é acusado de vender carne fraudada. Carne de cavalo era vendida como bovina e carne de javali era comercializada como se fosse suína.

A Operação Horse ocorreu na terça-feira (16). O caso foi descoberto depois da polícia flagrar um abatedouro clandestino em Imaruí, cerca de 75 quilômetros de Tubarão, em agosto do ano passado. De acordo com a investigação, o empresário manteria o local para abastecer a casa de carnes. 

Na ocasião, dois homens foram presos e confessaram enviar as carnes para o açougue. “Já tínhamos recebido algumas informações de que esse estabelecimento vendia carne fraudada, mas não conseguimos provas que indicassem isso. Em agosto, quando essa dupla foi presa, ambos acabaram confirmando que a carne dos cavalos abatidos era para o açougue”, afirmou o delegado André Crisóstomo.

Amostras de carne vendidas no açougue foram encaminhadas para Brasília para exame pericial no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Após sequenciamento genético, foi constatado que havia carne de cavalo e de búfalo misturadas à carne bovina. Além da carne fraudada, a fiscalização encontrou outras irregularidades no açougue, como o armazenamento de carne estragada junto com as demais, peças de carne sem identificação de procedência, higiene precária e “forte odor pútrido”, como informa a Polícia Civil. 

Os donos do estabelecimento vão responder à Justiça por receptação qualificada e crimes contra as relações de consumos. A condenação pode ser de até 18 anos de reclusão.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.