CI

RS: Mapa faz vistoria para retirar vacina

Processo importante para fim da vacinação contra febre aftosa acontece nessa terça e quarta-feira


Foto: Marcel Oliveira

Nos dias 4 e 5 de agosto o Rio Grande do Sul vai passar por uma auditoria do Ministério da Agricultura que vai avaliar se os itens exigidos para a retirada da vacinação contra febre aftosa no rebanho e, conseqüente evolução de status sanitário, foram cumpridas.

São 18 medidas que levam em consideração adequação nos sistemas, fiscalização, aquisição de 72 veículos e a contratação de 150 auxiliares administrativos para atendimento nas inspetorias de defesa agropecuária do Estado. O procedimento será virtual devido ao coronavírus. "Na verdade são duas auditorias em uma. Ela será virtual, junto com o pessoal de Brasília e a superintendência regional do ministério no Estado. Já carregamos uma série de documentos num drive que eles estão acompanhando e, a partir de amanhã, vamos repassar juntos item a item", detalha a diretora de Defesa Agropecuária da Seapdr, Rosane Collares.

VEJA: Aftosa: quais os riscos da retirada da vacina?

A expectativa é de uma avaliação positiva já que o Estado considera que teve sucesso em todos requisitos. Segundo uma pré-avaliação o Mapa considerou que o andamento está adequado. "Acredito que o relatório do ministério deve sair muito rápido, porque temos prazos nacionais e internacionais que precisamos cumprir para dar andamento no processo de evolução de status sanitário", diz Rosane.

VEJA: RS deve economizar R$ 200 milhões ano com retirada de vacina

Se tudo correr como esperado o Rio Grande do Sul pode evoluir para zona livre de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021, junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.