CI

Emater lança obras do Centro de Inovação Rural de Goiás

Complexo irá abrigar centro administrativo, de pesquisa e de assistência técnica


Na próxima segunda-feira (18), às 8h, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizará evento de Lançamento da Pedra Fundamental do Novo Centro de Inovação Rural de Goiás. A cerimônia será realizada no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Goiânia (GO), e contará com a presença do governador Marconi Perillo, entre outras autoridades.

O Centro de Inovação Rural irá reunir num único complexo a estrutura central administrativa, de assistência técnica e de pesquisa agropecuária da Emater. Além de seis unidades laboratoriais, o Centro de Inovação Rural contará ainda com um novo prédio para abrigar a sede da Agência, atualmente situada no Setor Leste Universitário, em Goiânia (GO).

As obras também preveem a reforma do Centrer. Localizada no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), a unidade já conta com espaços didáticos, auditório e hospedaria, que passarão por revitalização e ampliação.
As obras serão realizadas em etapas. Na última semana de agosto, teve início a construção das unidades laboratoriais. Os processos para edificação da nova sede e para reforma do Centrer estão em estágio licitatório. As obras devem ser iniciadas nos próximo trimestre.
 
Laboratórios
As unidades laboratoriais deverão proporcionar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de fitopatologia e sementes, cultura de tecidos e biotecnologia, entomologia e controle biológico, solos e resíduos e biofábrica. O objetivo é que as unidades impulsionem a realização de pesquisas aplicadas, com foco na resolução de problemas enfrentados por produtores rurais goianos.
 
Pacto de Gestão
Os recursos para construção do Centro de Inovação Rural serão disponibilizados pelo Governo de Goiás por meio do Pacto de Gestão Pública. Ao todo, estima-se um investimento de R$27,1 milhões para a realização das obras.
O Pacto é tutelado pela Secretaria Estadual e Gestão e Planejamento (Segplan) e tem como objetivo aprimorar a eficiência técnica e operacional das unidades do poder público.
 
Outros lançamentos
Durante o evento, também será realizado o lançamento do Selo de Inovação Rural, uma certificação desenvolvida pela Emater que reconhece produtos desenvolvidos no campo por meio de processos inovadores. Produtores de conserva de pimenta, conserva de guariroba e mel receberão o Selo durante o evento.
A Agência também irá lançar seu Boletim Técnico e a revista Inova Rural, materiais de caráter técnico e informativo, respectivamente. As publicações têm como objetivo promover o acesso a informação e conhecimento entre produtores, técnicos e sociedade sobre assuntos relacionados à agropecuária.
 
Reestruturação física
Além do novo Centro de Inovação Rural, a Emater tem investido na reestruturação física de suas unidades no interior do Estado, com a reforma de Unidades Locais e Regionais.
A Estação Experimental Santa Vitória, localizada em Araçu (GO), é uma das unidades de pesquisa que também passou por reforma. Na Estação, onde já funcionou a Escola Fazenda de Araçu, também está sendo construída uma Usina de Beneficiamento de Sementes. A unidade irá realizar serviços de seleção, limpeza e embalagem de grãos disponibilizado a agricultores familiares. Atualmente, tais processos são realizados por empresa terceirizada.
 
SERVIÇO: Lançamento das obras do Centro de Inovação Rural de Goiás
Data: 18 de setembro de 2017 (segunda-feira)
Hora: 8h
Local: Centro de Treinamentos da Emater (Centrer)
Endereço: Rua AR2, Qd. E, LT AR3 – Campus II da UFG – Goiânia/GO 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.