CI

O consumo interno e o trabalho (Final)


Argemiro Luís Brum

Além das reformas estruturais adequadas, coisa que falta ainda neste país, é preciso que se qualifique a mão de obra para possibilitar que se repercuta em melhoria econômica o fato de 64,5% do PIB estar relacionado aos gastos das famílias. Ora, nossos jovens acreditam não ter perspectiva de ascender socialmente pelo trabalho no Brasil de hoje.

Isso nos coloca em 103º lugar mundial, em um total de 130 países pesquisados pela FGV. Além disso, vale destacar que os desafios de hoje, na área do trabalho, não são mais os que conhecemos até agora. A questão é nos prepararmos para os “trabalhos do amanhã”, conforme destaca a terceira edição do documento “Fórum Econômico Mundial: o futuro do trabalho”, divulgado dia 20/10/2020 (cf. ZH, Caderno Doc., 31/10-01/11/2020, p.15).

Em plena 4ª Revolução Industrial, faz-se urgente “a qualificação ou o aprimoramento das habilidades dos indivíduos para a devida inserção no mundo digital, criando um mapa de diretrizes para orientar quem será deslocado de suas funções com vistas a conferir condições de prosperidade nos trabalhos do amanhã.”

A pandemia deixou evidente a necessidade de absorvermos a ideia da “reinicialização global”, através de um novo contrato social, pelo qual se possibilite um “sistema mais igualitário, sustentável e justo, que ofereça aos integrantes das classes da base da pirâmide (a maioria dos brasileiros) a desejada ascensão e restaure a coesão social”. Caso isso não ocorra com urgência, estaremos criando mais gerações perdidas, sem aproveitamento de seus potenciais, em uma sociedade ainda mais desigual, com a consequente piora da qualidade de vida no país. Assim, há uma relação direta entre melhoria do PIB, melhoria do consumo, melhoria da formação de nossa força de trabalho, e desenvolvimento. Infelizmente, isso não sensibiliza o governo federal, o qual continua desdenhando da educação, da ciência e da formação das pessoas, se afundando em um negacionismo retrógrado, levando o Brasil consigo. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.