CI

Esalq completa 118 anos

A unidade já formou mais de 16 mil profissionais e titulou mais de 10 mil mestres e doutores


A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) completa, neste mês, 118 anos. Criada em 1901, a unidade da USP já formou mais de 16 mil profissionais e titulou mais de 10 mil mestres e doutores. Situada em Piracicaba, município do centro-oeste do Estado de São Paulo, caracterizado como importante polo de desenvolvimento industrial e agrícola, a Esalq nasceu da doação da Fazenda São João da Montanha ao governo do Estado de São Paulo por Luiz Vicente de Souza Queiroz. São mais de 3800 hectares, incluindo o Campus Luiz de Queiroz e as estações experimentais de Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão.

No local são desempenhadas atividades de ensino, pesquisa e extensão com reconhecimento nacional e internacional pela contribuição nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas. São 130 laboratórios instalados em 12 departamentos, em uma estrutura que emprega 669 profissionais entre docentes e servidores técnico-administrativos.

Para o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, os 118 anos da instituição são uma trajetória de desafios. “Nossa tarefa é atender as demandas que o mundo moderno exige, transformando conhecimento em riqueza para o bem público. Nossa tarefa é árdua, porém gratificante”. Já o professor Jacques Marcovitch, reitor da USP entre 1997 e 2001 lembrou que o casal Luiz Vicente de Souza Queiroz e Ermelinda de Souza Queiroz se firmaram enquanto pioneiros em um período de incertezas. “Eles ergueram um patrimônio duradouro diante de adversidades e construíram um futuro amando o seu destino. Tiveram ideias adiantadas para sua época e isso permitiu a conquista de uma segunda vida na memória coletiva. Essa Escola é um exemplo de conexão entre ensino, pesquisa e extensão”, completou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.