CI

Paraná ganha frigorífico de R$ 83 milhões

Unidade vai focar em carnes nobres e gerar mais de 200 empregos diretos


Foto: Divulgação

O Paraná ganha um novo frigorífico. O investimento calculado pela CooperAliança é de R$ 83 milhões. A unidade fica em Guarapuava e vai gerar 219 empregos diretos e outros 373 indiretos. A iniciativa faz parte do projeto de carnes nobres da cooperativa, tem 75 mil metros quadrados e capacidade para abater 345 animais/dia entre bovinos e ovinos.

O  frigorífico contou com apoio das linhas de crédito e programas fiscais do Governo do Estado. “O Paraná nunca teve grande escala na produção da carne de gado, mas sempre teve muita qualidade. E foi isso que norteou esse investimento estratégico da CooperAliança que vai, sem dúvidas, ajudar o Estado a ganhar qualidade e também volume”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

A construção da sede própria e da planta industrial da CooperAliança Carnes Nobres em Guarapuava começou em 2014, com o objetivo de ganhar mercado internamente, mas também de olho na exportação para outros países, especialmente após a conquista pelo Paraná da chancela internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. “Nosso produto tem qualidade e procedência, habilitada pelo serviço de inspeção federal. Já estamos em tratativas com o Japão e pensamos sim em entrar nesses mercados mais exigentes”, destacou o presidente da CooperAliança, Edio Sander.

Além do frigorífico, o complexo inaugurado nesta quinta-feira (06) abrigará também os escritórios dos projetos bovinos e ovinos, além do departamento administrativo.  Atualmente são 147 cooperados em 61 municípios do Paraná.

O estado é o principal produtor de proteína animal do país, com destaque para as carnes de frango, porco, peixes, leite e ovos, e avança também no abate de cordeiro e gado de corte. Mantem a liderança nacional no abate de frangos e a vice-liderança em suínos. Também está entre os dez maiores produtores de carne bovina no país.

 


 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.