CI

Ninguém chega ao pódio sozinho - Por Luiz Marins

Uma das verdades, muitas vezes esquecidas, é a de que ninguém chega ao pódio sozinho


Uma das verdades, muitas vezes esquecidas, é a de que ninguém chega ao pódio sozinho. 

Conheço pessoas que acreditam poder vencer sozinhas. Conheço pessoas que venceram com a ajuda de muitas outras e que ao chegar ao pódio se esqueceram das que as ajudaram a subir. 

Profundamente ingratas e incapazes de agradecer, essas pessoas não ficaram muito tempo no pódio e não perceberam que sua queda se deu por não reconhecerem quem as ajudou a chegar no topo. 

Outra coisa que sempre observei é que pessoas e empresas de sucesso são excelentes em buscar e estabelecer parcerias, alianças e associações estratégicas.

Não sendo egoístas e gananciosas essas pessoas e empresas se associam com outras pessoas e empresas capazes de agregar mais valor ao que fazem, criando um círculo virtuoso de sucesso. 

Elas conseguem substituir a competição por formas inteligentes de cooperação onde todas as partes saem vencedoras. Elas sabem abrir mão de algumas vantagens e benefícios para que a soma total seja maior do que a contribuição individual de cada um - o que se chama sinergia. São mestras no ganha-ganha.

A ilusão de querer ganhar sozinho é realmente uma ilusão.      

É claro que você sempre vencerá pelo seu esforço próprio, mas não se esqueça  das pessoas que, às vezes de forma anônima e escondida, ajudaram você a chegar onde chegou. 

E ao subir, preste atenção para ver se você não está deixando para trás um rastro de ressentimentos, machucando pessoas. Elas não esquecerão sua ingratidão e mais cedo ou mais tarde se voltarão contra você.

Vivemos num mundo extremamente competitivo, mas vencer a qualquer preço não vale a pena. É preciso chegar ao topo cercado de vencedores que alimentarão o seu sucesso, que só assim, será sólido e duradouro.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:
 
-Você é do tipo que quer fazer tudo sozinho?
-Você acredita que somente com parcerias reais — ganha-ganha — uma pessoa pode ter sucesso duradouro?
-Você tem dificuldade em dividir com outras pessoas suas ideias e pedir a ajuda delas?
-Você tem sempre em mente quem ajudou você a chegar onde chegou?
-Você cultiva um genuíno sentimento de gratidão? 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.