CI

Suplementação com óleo de soja na dieta de potros

Suplementação com óleo de soja na dieta de potros


Em um delineamento quadrado latino 4 × 4 balanceado, foram utilizados quatro potros, filhos do mesmo garanhão, com idade entre 10 e 12 meses e 270 ± 9,80 kg. Foram analisados os efeitos dos níveis de 5, 10, 15 e 20% de óleo de soja no concentrado sobre a aceitabilidade e a digestibilidade dos nutrientes e sobre a concentração plasmática de colesterol total e suas frações nas lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL-C), densidade baixa (LDL-C) e densidade alta (HDL-C) e nos triglicérides totais. O aumento do nível de óleo na dieta afetou as digestibilidades da matéria orgânica, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido, que apresentaram resposta quadrática, com diminuição após os valores de 10,7; 9,5 e 10,5%, respectivamente, de extrato etéreo na dieta. Os níveis de óleo de soja tiveram efeito linear sobre as concentrações plasmáticas de colesterol e LDL-C, que apresentaram diminuição de 0,65 mg/dL e 0,58 mg/dL, respectivamente, a cada 1% de aumento no extrato etéreo do concentrado. Níveis de óleo de soja superiores a 9,5% no concentrado afetam a digestibilidade da dieta, principalmente na parede celular, e diminuem as concentrações plasmáticas de colesterol e LDL-C.

 

Veja o artigo na integra clicando aqui.

 

Autores: Waleska Tobo Pastori, Rodrigo Martins Ribeiro, Marco Henrique Ramos Fagundes, Ligia Dias Prezotto, Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.