CI

O Agro na escola


Cons. Científico Agricultura Sustentável

Por Xico Graziano, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS)

Convidado pelo Cat (Clube Amigos da Terra), estive nesses dias na cidade de Sorriso, norte do Mato Grosso. Fui participar do lançamento de um projeto sensacional intitulado "o Agro na escola".

Com parceria da Secretaria Municipal de Educação, participam do projeto escolas públicas e privadas. Durante um dia, em três aulas, com auditórios repletos, lecionei para professores e alunos do ciclo fundamental. Muitos estudantes do Instituto Federal do Mato Grosso também lá estavam. Foram cerca de 500 pessoas.

 "O Agro na sua vida. Sorria" era o título da minha aula. Ao prepará-la, como ponto de partida a constatação de que o município de Sorriso é o maior produtor de soja do mundo. Sim, incrível, do mundo.

Dessa forma, comecei por fazer uma pergunta simples: por que os agricultores plantam soja?

Descobri que mesmo lá, no coração do Brasil rural, muita gente, dos pequeninos aos adultos, desconhece coisas básicas sobre nossa agropecuária. Falta, na escola, e por consequência na sociedade toda, informação sobre a importância da produção rural na nossa vida.

Voltando para São Paulo, ocorreu-me escrever essa espécie de crônica para contar, ao público mais amplo, o que conversei com os alunos de Sorriso. Um beabá do campo para a cidade. Afinal, para que serve a soja?

Destaco suas 3 grandes utilidades: 

1 - Do grão de soja se extrai a lecitina, um componente químico fundamental na indústria da alimentação. Sorvetes, bolos, salsichas, leite em pó, margarinas, achocolatados, almôndegas, barrinha de cereais, em todas essas delícias, e muitas outras, se utiliza a lecitina como emulsionante. Ela que oferece aquela consistência macia, pastosa, gostosa, que torna esses alimentos apreciados;

2 - O grão de soja apresenta elevado valor nutricional, com média de 38% de proteína e 20% de óleo vegetal. Para comparação, o teor proteico do trigo é de 10% e do milho, 8%. Essa riqueza única permite que a soja, depois de moída para a extração do óleo de cozinha, resulte em um farelo muito cobiçado, aqui e no exterior, para a produção de rações animais.

3 - A soja é a principal matéria-prima destinada para a fabricação de biodiesel no Brasil, respondendo por 72% do total. Cerca de 18% da produção nacional de soja se destina a esse processo. Hoje, de cada 100 litros de óleo diesel abastecidos na bomba de combustível, a soja contribui com 7,2 litros.

Por tais razões, a soja é muito valorizada no mercado global, liderado pela China, o que assegura boa rentabilidade aos produtores rurais.

Graças à melhoria genética, que a tropicalizou, a lavoura se expandiu no Brasil contando com uma vantagem ímpar: seu cultivo dispensa o uso de adubos nitrogenados sintéticos, como uréia ou sulfato de amônia. Tais fertilizantes, derivados do petróleo, são substituídos pelo nitrogênio capturado do ar através de um processo biológico, por meio de colônias de bactérias instaladas nas raízes das plantas. Uma maravilha da moderna agronomia padrão Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Na questão ambiental, portanto, a soja contribui de duas formas espetaculares: na economia de fertilizantes químicos e na produção de biocombustível. Soja combate mudanças climáticas. Ponto.

Na alimentação, depois de mostrar a importância do arraçoamento de animais, perguntei aos meninos de Sorriso: onde está a soja na sua comida?

As respostas foram saindo: no ovo frito, no omelete, na costelinha de porco, na linguiça, no leite da vaca, no queijo, na manteiga, no frango assado, na coxinha, no filé de tilápia. Bingo. Quem acha que a soja serve só à exportação, se engana redondamente.

Para finalizar, ensinei aos alunos como se mede o progresso socioeconômico através do IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano. E mostrei que Sorriso tem um IDH de 0,824, o maior do Mato Grosso. Ou seja, o município maior produtor de soja do mundo, tem o maior IDH do seu Estado. E um dos maiores do Brasil.

Eles entenderam facilmente a ligação entre o agronegócio e o desenvolvimento nacional. Alguém tem dúvidas?

O projeto “O agro na escola” poderia ser levado aos 4 cantos do país. Mostrar às nossas crianças e jovens o porquê da agropecuária, o valor e a importância da produção rural. Informação é a base da educação....

Lá em Sorriso vi a meninada sorrir. Eles se sentiram orgulhosos de presenciarem um Brasil que dá certo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.