CI

Alto nível vai marcar a final do Freio Jovem na Expointer

Prova ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro e contará com um número maior de finalistas nas categorias infantis


A Final Nacional do Freio Jovem do ciclo 2017 acontece nos próximos dias 1° e 2 de setembro durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A expectativa para a prova, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), é muito boa devido ao alto nível apresentado pelos conjuntos nas classificatórias. O grupo de avaliadores será formado por Daniel Rossato, Fernando Horst, Thiago Persici, Rodrigo Py, Roither Barzan e Renato Morrone. Uma das novidades deste ano é o aumento no número de vagas para a grande final das categorias infantis (Infantil A e B, Feminino e Masculino), que antes era de oito e agora passa a ser de doze. 

A coordenadora da Comissão Jovem da ABCCC, Maria Eduarda Martins, destaca que houve um aumento significativo na qualidade das provas, com participantes que já vêm mostrando a evolução do trabalho realizado de maneira responsável há várias edições. Salienta que neste ano ocorrerá uma reunião sobre o novo regulamento do bem-estar animal e de todas as diretrizes que estão sendo aplicadas ao Freio de Ouro e que também irão valer para o Freio Jovem. “O Freio Jovem hoje em dia representa um início para aqueles que sonham em se tornar ginetes profissionais ou que sonham com o Freio de Ouro. É uma porta de entrada, um palco que tem visibilidade e credibilidade, uma prova que vem crescendo e que temos buscado, em parceria com os núcleos que realizam as etapas durante o ciclo, tornar a prova um parâmetro de comparação tanto quanto é o Freio de Ouro”, observa. 

Maria Eduarda comenta o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Jovem para incentivar e promover ambientes que permitam uma maior integração de todos os jovens que fazem parte do mundo crioulista. Afirma que desde que assumiu a coordenação em outubro do ano passado juntamente com a diretoria do presidente Eduardo Suñe, foi colocada em prática a proposta de renovação e integração. Conta que durante o ciclo 2016/2017 foram promovidos eventos com pessoas renomadas dentro da raça, como jurados, técnicos e criadores, para tornar acessível a todos o conhecimento acerca dos diversos aspectos da criação de um cavalo Crioulo. “Agora, para Esteio, programamos um curso de jurado jovem com Rodrigo Py, com o objetivo de ensinar aos jovens de que maneira se dá um julgamento morfológico. Nós temos essa intenção de transmitir conhecimento”, garante.

Durante a Expointer, nos finais de semana do Freio de Ouro e do Freio Jovem, a Comissão Jovem da ABCCC também promoverá shows e uma reunião com jovens do Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil, que participam da FICCC. Outra ação será a prova Cavalinho de Pau destinada a crianças, que começou a ser realizada durante este ano. “Nós fizemos no Bocal de Ouro, no Passaporte Morfológico de Lages e agora teremos mais uma edição no Freio de Ouro, no sábado, dia 26, durante a tarde. Este evento é muito importante porque envolve as crianças de forma lúdica e se assemelha a uma prova do Freio de Ouro que é a Figura, mas onde não existe erro de percurso, ou alguém ganha ou perde, mas é um momento para curtir e inserir a paixão pelo Cavalo Crioulo desde cedo”, assegura Maria Eduarda.

Confira a programação

31 de agosto de 2017 (Quinta-feira)
15h às 18h - Entrega de coletes (Inf/Juv/Asp)
19h - Mesa Redonda: Família Crioulista
 
1º de setembro de 2017 (Sexta-feira)
8h - Freio Jovem (And./ Figura/ VSP-Esb - Inf/Juv/Asp)
19h - 3ª Edição Curso Jurados Jovens
 
2 de setembro de 2017 (Sábado)
8h - Freio Jovem - Prova de Mangueira (Inf/Juv/Asp)
10h - Freio Jovem – Prova de Campo (Inf/Juv/Asp)
14h - Fase Final Freio Jovem – Etapas Mangueira/Bayard-Sarmento (Inf/Juv/Asp)

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.