CI

Pesquisadora da Embrapa palestra sobre mormo em evento da UFMT

Evento virtual promovido pelo Cavet


Foto: Pixabay

A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Baldo Gaspar, foi uma das palestrantes do l Simpósio Mato-Grossense de Saúde Única, evento virtual promovido pelo Cavet (Centro Acadêmico da Medicina Veterinária) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no início de agosto, através do canal do centro no YouTube. 

Com o tema “Mormo em equinos e potencial zoonótico”, a pesquisadora falou sobre aspectos gerais da doença, destacando os aspectos clínicos, epidemiológicos e o potencial zoonótico do mormo. 

Uma das abordagens foi sobre a acurácia dos exames existentes atualmente para identificação do mormo. “Os diagnósticos no Brasil são confiáveis. Por mais que você tenha um teste que tenha 99% de sensibilidade, a cada 100 testes um pode dar errado, um exemplo que estamos provando dessa realidade são os testes do Covid-19”, destacou.

A palestra no Simpósio – que teve como público-alvo médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária – contou com participação ao vivo de cerca de 300 pessoas, e o vídeo gravado disponível no YouTube já ultrapassou as duas mil visualizações.

Mormo

O mormo é uma doença contagiosa da equideocultura, causada pela bactéria Burkholderia mallei, que também é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a humanos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.