CI

ESG – Ainda é teoria ou já é prática?


Frederico Franco

A agenda ESG, trouxe outras responsabilidades para as empresas, pois a visão de manutenção da reputação e imagem passa a ser objetivo também de longo prazo, por meio de iniciativas constantes. Isso pode ser chamado de 'responsabilidade social corporativa’ ou 'gestão de risco reputacional'.

O que devemos observar em breve, principalmente nas empresas de capital aberto, é que estas deverão mostrar aos seus próprios acionistas e investidores, que estão preocupados com fatores ESG. Vale destacar, que a visão voltada para o crescimento sustentável, visa trazer outros benefícios como:

  • Clientes novos ou existentes (que podem levar em consideração fatores ESG ao decidir qual empresa ou produto escolher),
  • Funcionários (que podem valorizar trabalhar em uma empresa que adota uma abordagem responsável),
  • Comunidades e gerações futuras (por meio de campanhas de mídia evidenciando a contribuição da empresa para redução dos danos sociais e ambientais).

Os proponentes da Responsabilidade Social Corporativa, argumentam que a empresa com um planejamento ESG maduro, pode criar valor e lucratividade de longo prazo com base na reciprocidade dos stakeholders, ou seja, as partes interessadas beneficiarão a empresa se a empresa procurar beneficiá-los e, consequentemente, isso aumentará o lucro.

Em contraposição ao que a agenda ESG estipula, o que ainda observamos é que as empresas, estão elaborando grandes e robustos planos ESG, porém, pela fato da pressão comercial e fatores externos que afetaram os fluxos de caixa (Guerra na Ucrânia, pandemia e outros), faz com que as empresas foquem no comercial ao invés de implementar de maneira ágil, processos de governança responsivos com efeitos de longo prazo que se envolvam proativamente com as partes interessadas e com responsabilidades sociais e ambientais, pois o custo para as empresas é alto no curto prazo e os benefícios, na maioria das vezes, serão visíveis somente no longo prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.