CI

Waku Waku


Opinião Livre

Nesses primeiros 100 dias de Valeouro, e começando a fazer as fundações de uma startup dedicado a tropicalizar as bio-soluções através das inovações e sendo uma plataforma aberta de pesquisa e desenvolvimento, tive a oportunidade de receber uma carta e uma palestra de Mr Shinji Tsuchiya que atualmente é um dos conselheiros da Ourofino Agrociência.

Nesse texto ele descreve o termo Waku Waku, que me fez refletir muito sobre o momento que estamos passando, não só na agricultura brasileira, mas também com o nosso país e nossa visão de futuro.

A palavra Waku Waku vem da expressão japonesa "para ficar entusiasmado". O significado é:  "Estar entusiasmado e excitado pela antecipação de algo bom que acontecerá no futuro".  Quando li e reli esse texto, fiquei pensando muito nessa expressão e de como é difícil definir todo o significado dessa expressão em uma palavra em português, mas comecei a refletir como posso fazer essa expressão ser cada vez mais viva em minha vida ou em meu trabalho.

O que me espera nos próximos, 5, 10, 15 anos para que eu possa ser capaz de sentir a sensação de "Waku Waku".

Mr Shinji menciona a importância de fazermos  o nosso trabalho e viver a nossa vida positiva:

“Se o nosso espírito for elevado, estaremos motivados e seremos capazes de ver coisas que antes não seriamos capazes de enxergar”.

Quando estamos trabalhando com entusiasmo, esquecemos o tempo e ficamos mais preparados para as coisas imprevistas, e que isso nos acontece o tempo todo, ele nos diz nesse texto, que a mudança é a norma no mundo de hoje, e enquanto algumas mudanças são positivas, outras são negativas, e o que acontece a seguir, depende de como abordaremos o nosso trabalho e a nossa vida.

Ao abordarmos com entusiasmo e otimismo, nós não enxergaremos os eventos negativos, mas nos perguntaremos: "O que está acontecendo? ", "Que mudanças estão ocorrendo? “, “O que podemos mudar para melhorá-lo? “Que mudanças podem ser feitas no mercado?”

Ele cita o exemplo do desenvolvimento da vacina Pfizer, que hoje está sendo a empresa líder nessa corrida, e que foi desenvolvida em colaboração com uma empresa alemã chamada BioNTech.

O que me chamou a atenção é que um dos nossos propósitos com a Valeouro é fazer a nossa inovação através da colaboração e esse exemplo fez me ficar ainda mais entusiasmado com o nosso futuro. Aflorou verdadeiramente em mim o termo “waku waku”.

A história por trás do desenvolvimento desta vacina está repleta de dicas e com certeza vou usar na Valeouro e que gostaria de compartilhar com vocês:

A BioNTech foi fundada por Sahin e Ozlem, marido e mulher, que são pesquisadores sobre doenças relacionadas ao câncer. Quando Sahin ouviu a notícia de Wuhan no final de 2019, Mr Sahin, CEO da BioNTech, intuiu que isto teria uma grande possibilidade de se tornar uma pandemia global.

 Sahin poderia ter visto isso como algo negativo, como muitos de nós, mas a sua capacidade de enxergar as mudanças no mercado e analisar informações fez com que rapidamente ele agisse, e junto com a esposa começaram a desenvolver uma vacina imediatamente. Prosseguiram com o desenvolvimento da vacina por conta própria, mas ao mesmo tempo, sentiram a necessidade de buscar colaboração junto as principais empresas farmacêuticas ao redor do mundo, a fim de levar a vacina o mais rápido possível para o mercado. Eles pessoalmente solicitaram um acordo de desenvolvimento conjunto com a Pfizer:

Analisar, buscar colaboração e agir para atingir os resultados de forma mais rápida, ou como diz a frase, “se quiser ir rápido vá sozinho e se quiser ir mais longe vá acompanhado” fez todo o sentido nessa história.

Seria impossível acelerar o desenvolvimento e dar escala a vacina, sem a ajuda da Pfizer e para a Pfizer a descoberta seria mais longa e custosa sem a Biontech.

Nesse texto, o exemplo da Pfizer e BioNtech, fizeram me refletir que podemos e devemos fazer isso em nossas empresas:

- Ter um Norte para as suas ações

- Coleta de informações e descobrir onde sua empresa está hoje

- Olhar para as necessidades do mercado e de nossos clientes

- Iniciar rápido, desenvolver as ações, os planos de pesquisa e executar

- Estabelecer cooperações /Dar Escala / Velocidade

- Mensurar e controlar as etapas

- Tornar-se e ter as pessoas certas no lugar certo

As vacinas Pfizer/BioNTech passaram a ser fornecidas a uma velocidade e volume que excede a de outras empresas e o que mais me impressionou foi o comentário da Sra Ozlem:  "Eu não desenvolvi a vacina para ganhar dinheiro, mas porque senti a necessidade de salvar o maior número possível de vidas o mais rápido possível, por isso me concentrei no desenvolvimento.”

Isso é o que eu chamo de Propósito, e sem isso, tenho certeza de que a Sra. Ozlem, o Sr Sahim e a própria Pfizer não teriam alcançado esse feito.

Outro ponto que Mr Shinji foi perfeito em seu texto é sobre a Essência dos Negócios, sempre acreditei no fato, de que para termos um negócio, precisamos ter produtos, processos e pessoas, mas gostei muito do ponto em que ele menciona que os negócios no mundo sempre se resumem a uma das três coisas a seguir.

  1. Vender mercadorias
  2. Vender serviços, e
  3. Vender sabedoria.

Se olharmos, notaremos que todas as empresas estão em uma destas categorias ou em uma combinação delas. Na reflexão de Mr. Shinji, ele descreve ainda sobre o Japão, e de como um país pequeno, localizado em uma área vulcânica, e atingido por terremotos e tsunamis todos os anos, pode ser uma potência econômica. Ele nos diz, que para sobreviver, o país aprofundou o conhecimento em sua produção agrícola e industrial, e evoluiu a uma velocidade que é única em comparação com outros países, ou seja, o Japão é um país que concentrou-se muito em vender sabedoria, pois não tinhas os recursos ilimitados e nem escala e custo para vender produtos e nem serviços, mas tinha a sabedoria para ser aplicada.

Por outro lado, olhando para o Brasil, vemos que precisamos urgentemente pensar em inovação e diferenciação, somos um país ainda jovem e não tão qualificado educacionalmente como outros países, mas podemos muito bem nos concentrar em vender produtos e serviços e para isso inovação é fator crítico.

Mr Shinji acredita que antes de inovação, precisamos primeiro aumentar a nossa criatividade, pois é essa que leva as novas descobertas e as evoluções, ressaltando que a criatividade é uma oportunidade que surge todos os dias em cada um de nós em nossos trabalhos diários, e que devemos sempre nos perguntar: "Como podemos fazer melhor?”

Outro ponto levantado, é sobre a orientação para o cliente. Ao olharmos para várias empresas no Brasil, veremos que todas elas prestam atenção ao seu desempenho comercial e números, mas em termos de satisfação do cliente, ainda há muitas coisas que podem ser melhoradas. Quando começamos a olhar para a perspectiva do cliente automaticamente olhamos para a qualidade de nossos produtos e serviços, e vemos que as empresas que não se concentrarem na satisfação dos clientes, serão eliminadas do mercado.

Hoje as três principais palavras em gestão são: Digital, Inovação e ESG, e quando olho para o contexto de nosso agronegócio, onde temos uma Agtech criada por dia, a agricultura mais sustentável do planeta, os jovens querendo trabalhar no agronegócio, tenho a sensação perfeita do Waku Waku. Não por acaso, temos no nosso agronegócio o setor mais competitivo dentro de nossa economia.

Temos os nossos problemas, como:  A baixa educação de nosso povo, uma polarização política que não nos leva a nada, corrupção, insegurança jurídica, problemas de infra estrutura etc.. podemos olhar isso com um grande pessimismo, mas ao trabalharmos com essa sensação do Waku Waku e começamos a pensar nas oportunidades, nas portas que se abrem, e penso que se abordarmos com entusiasmo e otimismo nosso agronegócio e o nosso país e eliminarmos os eventos negativos, e nos perguntarmos: "O que está acontecendo? ", "Que mudanças estão ocorrendo? “, “O que podemos mudar para melhorá-lo? “Que mudanças podem ser feitas no mercado?”

Tenho certeza de que muitas coisas boas serão realizadas. Vamos reimaginar a agricultura?

Fazer uma agricultura mais sustentável, mais tecnológica e mais inclusiva, isso é o que me move, esse é o meu Waku Waku

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.