CI

Meio Ambiente alerta para animais de grande porte soltos em Santa Cruz

Situações que envolvem animais de criação – como cavalos, ovelhas, bovinos e suínos – aumentaram nos últimos dois anos


Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz emitiu um alerta à população em relação a animais de grande porte soltos em vias urbanas áreas públicas. Segundo o órgão, situações envolvendo animais de criação – como cavalos, ovelhas, bovinos e suínos – vêm aumentando nos últimos dois anos. Somente em 2019, foram mais de 40 denúncias envolvendo cavalos, incluindo cinco acidentes de trânsito que causaram danos materiais e morte dos animais.

Manter animais de criação na zona urbana é proibido pela legislação municipal. Os tutores são responsáveis por mantê-los dentro de áreas cercadas ou com método de contenção para que não fiquem soltos nas ruas. Quando ocorre denúncia, o animal é recolhido ao Canil Municipal e fica à disposição dos tutores por cinco dias. Depois disso, é disponibilizado para adoção. Para reavê-lo, o tutor deve pagar uma taxa de resgate, além de arcar com os custos de recolhimento e de tratamento, se houver. Se forem constatados maus-tratos, o tutor recebe ainda uma sanção administrativa. As denúncias devem ser feitas para a Guarda Municipal (153) ou para a secretaria (3713 8242).

Segundo a engenheira ambiental Gabriela Ottmann, a presença de animais de criação no espaço urbano gera uma série de riscos. “Além da própria segurança dos animais, que podem se envolver em acidentes de trânsito, sofrer ferimentos e até ir a óbito, existem os mesmos riscos para os seres humanos, além de outros relacionados à transmissão de zoonoses, como a febre maculosa, que é passada pelo carrapato do cavalo, o mormo, a raiva e outras”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.