CI

Raça ovina planeja crescer 10% neste ano

Raça participa da Expointer 2018 em busca de crescimento


Considerada uma das melhores carnes, entre as raças ovinas, por conta do seu marmoreio entre as fibras, muito requisitada pelos principais chefs europeus, a Poll Dorset é uma raça desenvolvida há 70 anos, na Austrália a partir de base de animais de origem inglesa. Conhecida e respeitada pela sua dupla aptidão, o Dorset conquistou a admiração de criadores e consumidores pela qualidade da carcaça e pela finura da lã. Os maiores produtores mundiais de carne ovina (Austrália, Nova Zelândia, EUA e África do Sul) têm a base de seus rebanhos nessa qualificada raça. 

A raça tem entre suas principais características o cio o ano todo, mesmo na região sul do Brasil, três partos em dois anos, entrada precoce em reprodução, partos múltiplos (até quatro cordeiros), habilidade materna acentuada, lã (branca) em quantidade com qualidade, facilidade de parto e genética dominante em cruzamentos. 

“Em produção ovina o que se busca é um animal que tenha um alto índice de produtividade, no caso, na carne e na lã, porque a soma dos dois vai resultar numa lucratividade positiva na atividade que é, ao final de tudo, o que o produtor busca. E isto, a Poll Dorset propicia para quem trabalha com a ela”, afirma o presidente do Núcleo Poll Dorset Sul, Claudio de Sottomaior Filho. E segundo ele, a raça tem dado este retorno, por isto ela tem crescido significativamente, ano a ano, nos campos gaúchos. “Em nível de seleção genética, não temos muitos criadores, mas em rebanho geral, em cruzamentos, devemos estar perto dos 150, com um rebanho em torno de 5 mil cabeças. Para uma raça que tem menos de 15 anos de registro no Brasil, é um número muito bom”, ressalta Sottomayor.

É a partir deste cenário que ele acredita numa participação na Expointer deste ano, bem positiva. Conforme diz, numericamente, ainda é pequena, 22 animais inscritos, mas em termos de procura pela raça, por informações, é bem expressivo. Para ele, o importante é o trabalho de promoção da raça, na busca de formar rebanhos gerais, com sangue Poll Dorset. “Temos que ter uma base de pirâmide bastante larga e sólida, para que o trabalho de seleção genética possa ser valorizado e este ganho de qualificação dos animais, seja transmitidos aos demais criatórios, disseminando assim, as boas qualidades da raça”, finaliza.

Serviço:

Poll Dorset – 22 animais inscritos

Julgamento: 29 de agosto, quarta feira, à tarde, Pista 12.

Jurado: Ignácio de Vicenze – Uruguaio
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.