CI

RS: período é de parição das matrizes ovinas e cuidados sanitários

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na ovinocultura o período é marcado pelo grande número de animais em parição


Foto: Sheila Flores

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na ovinocultura o período é marcado pelo grande número de animais em parição. Em São Gabriel, já foram registradas em torno de 50% das parições previstas, alcançando também os rebanhos de raças de carne. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (04/08) pela Emater/RS-Ascar, as condições do tempo foram favoráveis aos cordeiros recém-nascidos, principalmente durante os dias mais quentes, mas a ocorrência de chuvas e os ventos fortes causaram grande estresse térmico aos animais.

Na regional de Pelotas, com a pouca oferta de forragem em campo nativo, alguns produtores utilizam as pastagens cultivadas como forma de auxiliar a manutenção dos animais mais fracos. No geral, os índices de parição são considerados bons até o momento. Neste período, há aumento de necessidade de cuidados com os animais, principalmente em relação à predação. Em algumas propriedades, já ocorrem os desmames dos cordeiros com idade de 60 a 90 dias.

Na regional de Porto Alegre, os rebanhos sentem a diminuição da oferta de forragem a campo, havendo, em alguns casos, necessidade de suplementação. As matrizes seguem em parição, recebendo os devidos cuidados sanitários.

Na regional de Santa Rosa, com a finalização da maior parte dos partos, os produtores intensificam os cuidados com a ocorrência de doenças nos rebanhos. As condições de clima mais seco favorecem o crescimento dos cordeiros que nasceram no cedo e já iniciam o pastejo, já que o campo nativo apresenta brotação e folhas de alta qualidade nutricional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.