CI

Defesa do consumidor processa USDA contra privatização de inspeções

O processo, que visa o Novo Sistema de Inspeção de Suínos (NSIS) de Trump, foi aberto pelo Food & Water Watch


Foto: Pixabay

Um processo movido na segunda-feira contra o afrouxamento das regulamentações do presidente Donald Trump em instalações de inspeção de suínos visa impedir que as regras entrem em vigor para proteger os consumidores. O processo, que visa o Novo Sistema de Inspeção de Suínos (NSIS) de Trump, foi aberto pelo Food & Water Watch, pelo Center for Food Safety, e por dois membros de apoio. 

"Não há área cinzenta aqui", disse o advogado da Food & Water Watch, Zach Corrigan, em comunicado. "As novas regras restringem a capacidade dos inspetores federais de detectar sérios problemas de segurança alimentar e expõem aqueles que consomem esses produtos suínos a sérias ameaças à saúde, como a salmonela".

De acordo com um comunicado de imprensa dos dois grupos, as novas regras do Departamento de Agricultura (USDA) são "uma reversão draconiana ao sistema de inspeção de abate de suínos que existe nos Estados Unidos desde 1906".

Sob os novos regulamentos apresentados pelo governo Trump, os inspetores federais não são mais responsáveis por examinar os animais antes e depois do abate e terão um papel reduzido na linha.

De acordo com a Food & Water Watch: "As novas regras impedem essa inspeção e entregam essas responsabilidades às próprias empresas de abate. Eles também renunciam ao controle federal sobre a remoção da contaminação das carcaças para as empresas de abate, sem nenhum requisito mínimo de treinamento para os funcionários das instalações de abate.
"Reduzir o número de inspetores federais treinados e aumentar a velocidade das linhas é uma receita para o desastre", afirmou Ryan Talbott, advogado da Center for Food Safety. "

"O USDA tem a obrigação de proteger a saúde e o bem-estar dos consumidores", acrescentou Talbott. "O USDA não pode fazer isso quando se senta atrás e permite que as plantas de abate se regulem amplamente".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.