CI

Diesel pode vir da Rússia, diz Bolsonaro

Presidente garante que não haverá interferência externa na nova gestão da Petrobras


Foto: Pixabay

O presidente Jair Bolsonaro revelou nesta semana que o Brasil negocia a compra de diesel da Rússia. A ideia do mandatário é aliviar a pressão inflacionário sobre o combustível no Brasil, onde os preços dispararam desde que foram aplicadas sanções econômicas após o país invadir a Ucrânia.

“Conversei com o presidente Putin, hoje, da Rússia. Trocas comerciais entre nós. Temos aí a segurança alimentar e a segurança energética. Então, há chance de comprarmos diesel de lá. Fica, com toda certeza, um preço mais em conta”, declarou o presidente a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Segundo Bolsonaro, a possibilidade de comprar diesel diretamente da Rússia foi negociada em chamada telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com ele, os preços dos combustíveis em geral tendem a diminuir se o barril do petróleo continuar caindo no mercado internacional. 

“O que a gente precisa? Transparência em tudo. É igual hoje, começaram alguns governadores a baixar o ICMS”, disparou. Ele se referia aos anúncios de diversos Estados brasileiros, entre eles como São Paulo e Goiás, que começaram a reduzir alíquotas do imposto.

PETROBRAS

Ainda segundo Bolsonaro, não haverá interferência externa na nova gestão da Petrobras. Ele garantiu ainda que seu indicado para a presidência da estatal, Caio Paes de Andrade, dará uma “nova dinâmica” à companhia.

“Caio hoje está tomando posse na Petrobras, teremos nova dinâmica na questão dos combustíveis. Tudo vai ser analisado na base da lei, sem querer mexer no canetaço na Lei das Estatais, sem querer interferir em nada, mas com muito respeito e muita responsabilidade”, declarou o chefe do Executivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.