CI

Ministério da Agricultura e Secretaria de Defesa Agropecuária lançam Revista sobre pesquisa cientifica

Ministro Blairo Maggi estará presente no lançamento


Revista será lançada em cerimônia na esplanada dos ministérios (Brasília) e contará com a presença do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi

De forma inovadora e dinâmica, com uma linha editorial no estilo jornalístico, a qual irá atingir de forma rápida e eficiente os clientes internos (secretarias e departamentos do MAPA) e os clientes externos (produtores, consumidores, associações, etc) sobre os serviços analíticos disponíveis na rede oficial de laboratórios do MAPA (Rede Lanagro) e sobre o conhecimento científico aplicado à Defesa Agropecuária, produzido pelo corpo técnico da área, será lançada no próximo dia 27 a revista SAGRES.

O objetivo é que a revista SAGRES ligue a pesquisa científica, geralmente vista como algo de pouco interesse e difícil entendimento em ambientes não acadêmicos, com o público externo ao laboratório, demonstrando a validade da pesquisa realizada na Rede Lanagro e a importância dela para a segurança alimentar dos consumidores.

Para isso, optou-se por não publicar os artigos científicos na íntegra. Ao contrário, a equipe de comunicação da Revista SAGRES ajusta os resultados científicos obtidos nos laboratórios a uma linguagem acessível e de fácil assimilação, rica em infográficos, para que as informações possam ser divididas com a coletividade. Com este plano de comunicação, pretende-se construir um tripé MAPA-Revista SAGRES-CNPq integrando as dimensões científicas, econômicas e sociais que permeiam naturalmente o agronegócio brasileiro.
 
A revista será lançada no dia 27 de abril 2017, em cerimônia na esplanada dos Ministérios e contará com a presença do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o Secretário de Relações Internacionais Odilson Ribeiro e Silva e o Secretário de Defesa Agropecuária, Luís Pacífici Rangel. Além da tiragem de mil exemplares impressos, A revista SAGRES contará com aplicativo para as plataformas IOS e Android.

O Projeto SAGRES

Em 2010 a Rede Lanagro iniciou um projeto inovador, denominado Projeto SAGRES, que visa o desenvolvimento e a validação de métodos analíticos, produzindo resultados científicos de interesse dos Laboratórios Agropecuários. Este projeto se insere na visão estratégica da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL), que é ampliar e aperfeiçoar a infraestrutura e a capacidade técnico-científica dos Lanagros para atender às demandas da defesa agropecuária nacional. Este projeto, o maior já realizado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), hoje extrapola as barreiras dos laboratórios Lanagro e chega a toda comunidade acadêmica e sociedade através da revista SAGRES.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.