CI

Vila Flores inaugura agroindústria de produtos suínos

Inauguração fez parte da programação dos 29 anos de emancipação político-administrativa do município


Na última sexta-feira (19/05), o município de Vila Flores passou a contar com mais um empreendimento no meio rural: é a agroindústria de produtos suínos Mastelotto, situada na Comunidade Lourenço. A inauguração fez parte da programação dos 29 anos de emancipação político-administrativa do município e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre elas o coordenador regional da SDR, Leonir Favretto, que fez a entrega do Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado, e o prefeito de Vila Flores, Vilmor Carbonera.

O nome dado à agroindústria, Mastelotto, é o apelido italiano da família Christianetti. A criação e o abate de animais, bem como o gosto pelo preparo do churrasco em festas comunitárias, fazem parte da história da família de origem italiana. O empreendimento irá processar, em média, 15 mil quilos de carne suína por ano, produzindo salame, copa, codeguim, banha, torresmo, bacon, patê, salsichão, morcila, queijo de porco e miúdos, que serão comercializados no mercado local. Quatro pessoas da família irão atuar na agroindústria. 

Para Dianete Antoniolli Christianetti, uma das proprietárias, a regularização da agroindústria só foi possível devido à criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ao apoio do Peaf, através da assistência técnica para elaboração de projetos de regularização sanitária e ambiental, entre outras medidas.

"O município de Vila Flores só tem a ganhar com isso, mais produtos industrializados em nosso município, gerando mais emprego, fortalecendo a economia das famílias e favorecendo a sucessão familiar, com a permanência no meio rural", conclui Dianete. 

Na região de Caxias do Sul, atualmente 158 agroindústrias estão inclusas no Peaf, comercializando seus produtos, e outras 212 estão cadastradas, recebendo apoio na implantação e legalização. Com esse programa, o governo estadual busca possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições de vida, bem como contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, estadual e federal.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.