"Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos"

Bananicultores, estudantes de graduação e pós-graduação, agrônomos e extensionistas do Brasil e do exterior têm encontro marcado em Salvador (BA), entre os dias 10 a 14 de outubro de 2011, no Bahia Othon Palace Hotel. Este é o período de realização do "Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos", que será realizado pela primeira vez no país. As edições anteriores do ProMusa aconteceram em 2007 (África do Sul) e 2009 (China).
Com o tema geral "Produção global sustentável e usos alternativos", o evento tem como realizadores a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ISHS (Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura), Bioversity International, Musalac (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).
o evento tem como tradição atualizar os diferentes segmentos do agronegócio de bananeira em relação a novidades de pesquisa. "Serão discutidos os avanços tecnológicos da cadeia produtiva da banana, com destaque para quatro áreas: práticas culturais e fitossanidade; diversidade e melhoramento genético; pós-colheita, marketing e comercialização; e desafios e oportunidades para usos alternativos. Cada sessão consistirá de palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres e fórum de discussão.

PROGRAMAÇÃO
Sete pesquisadores internacionais vão ministrar palestras: David Turner, da University of Western (Austrália); Rodomiro Ortiz, do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo - CIMMYT (Peru); Angelique dHondt, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento - Cirad (França); Rony Swennen, da Universidade de Leuven (Bélgica); Robert Miller, professor da Universidade de Brasília; Dufault Domenique, pesquisador do Cirad que está lotado no Centro Internacional de Agricultura Tropical - Ciat (Colômbia); e Jeroen Kroezen, da Rede Solidariedade (Holanda).
As demais palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura: "Melhoramento genético da bananeira" (Edson Perito Amorim), "Produção de banana e plátanos nas Américas do Sul e Central" (Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral), "Fitopatologia - Controle de doenças" (Zilton Cordeiro) e "Usos alternativos: desafios e oportunidades" (Janay Almeida dos Santos-Serejo).
A quinta-feira, dia 13, será dedicada a uma visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada a 146 km de Salvador. No último dia, haverá dois workshops em que serão discutidas e escolhidas as demandas para pesquisa para os próximos anos e uma plenária que definirá o local do próximo simpósio, em 2013.

Inscrições
Existem duas datas-limites para inscrições, que devem ser efetuadas somente via internet: 31/05 e 07/10, com desconto para sócios da SBF, membros da ISHS e estudantes de graduação e pós-graduação. Após esta data as inscrições somente serão realizadas no local.
Cada inscrito terá direito ao envio de até três trabalhos sob a forma de resumo simples (pôster ou oral). Os artigos deverão ser inéditos e não terem sido apresentados em nenhum outro congresso. serão aceitos trabalhos escritos em inglês, mas a apresentação oral para os trabalhos selecionados pela comissão cientifica poderá ser feita em português ou inglês.

Informações:
ContatoGT5
Site: www.promusa.com.br
Telefone: (71) 2102-6600
E-mail: reservas@gt5.com.br

Informações Gerais

  • 10/10/2011 à 14/10/2011
  • BA - Salvador
    Bahia Othon Palace Hotel
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento