1ª Acrinorte Genética e mostra avanços na produtividade

Durante a realização da  Exponop, de 11 a 15 de junho, a  Agro Maripá também participa e patrocina a   1ª Acrinorte Genética. Na tarde do dia 13, o médico veterinário Luís Otávio Pereira Lima, diretor-técnico da empresa, mostra como o  TepagroTeste de Progënie Agro Maripáé utilizado como ferramenta para produzir animais precoces e pesados no norte do Mato Grosso.

  Atualmente o Tepagro é o único teste de progênie no Brasil, patrocinado por uma empresa nacional, que disponibiliza  as avaliações  técnicas da ANCP-USP,  para  todos os animais das 16 fazendas parceiras. Esta parceria não envolve  nenhum custo para o criador, até que o produto complete 15 meses de idade.

 Para dar suporte técnico à  produção de animais precoces e pesados no norte mato-grossense, a Agro Maripá mantém um plantel de  grandes doadoras e reprodutores, alojados    na Central Genética de  Jaguariúna, no interior paulista, produzindo   material genético que é destinado paraTepagro e também direciona   parte de   sua produção para outros criatórios de todo o País.

Anualmente, o Tepagro  recebe sêmen de  10 melhores tourinhos produzidos pela Central Genética, além de touros de repasse avaliados.  O  desempenho dos animais é monitorado dentro de vários sistemas de produção, em um grande número de fêmeas.  “Com estas ferramentas, segundo Pereira Lima,  diretor-técnico da Agro Maripá, é possível acelerar  o tempo para validação da  Diferença Esperada de Progênie –  DEPs.,  que permitem  comprovarsua acurácia como reprodutor”.

 Nesta estação de monta, 2013/2014 foram confirmadas   13 mil prenhezes  dentro do programa   – oito mil dentro  do rebanho de fêmeas na  Fazenda Gairova, da Agro Maripá,  em Juara(MT)  e cinco  mil  no rebanho dos  parceiros.   A qualidade dos animais  produzidos pela Agro Maripá  poderão ser conferidos durante o leilão, no stand da empresa e nos currais especialmente montados para os participantes da Acrinorte Genética.

No último leilão da marca Agro Maripá-Tepagro, realizado em março deste anoforam negociados 55 reprodutores e 164 matrizes da raça, além de  1.480 cabeças comerciais. Juntos renderam  R$ 2,5 milhões para a empresa.

Informações Gerais

  • 11/06/2014 à 15/06/2014
  • MT - Sinop
  • Gratuíto

Localização do Evento