1ª Agroind Familiar

O Vale do Taquari e parcela significativa do Rio Grande do Sul são formados por milhares de minifúndios, explorados pela agricultura familiar.

É muito importante proporcionar a oportunidade de agregar renda ao produto rural, sendo, por isto, a agroindústria uma opção cada vez mais incentivada nos municípios, gerando assim mais renda ao produtor e diminuindo o êxodo rural.

De ressaltar, também, que há um trabalho sendo desenvolvido por diversas entidades e Prefeituras Municipais visando promover a diversificação e reconversão de algumas cadeias produtivas, como por exemplo a do fumo. Uma das alternativas de diversificação, reconversão e agregação de renda para esta agricultura familiar é a implantação de agroindústrias familiares.

De outra parte, uma das grandes dificuldades das pequenas agroindústrias é a comercialização dos seus produtos e o acesso a tecnologias para a elaboração dos mesmos, tanto os de origem animal, como vegetal.

Na outra ponta da cadeia produtiva, temos os fabricantes de máquinas, equipamentos e insumos, assim como, os prestadores de serviços para uso das agroindústrias familiares e pequenas agroindústrias, os quais necessitam de locais e de momentos de aproximação e negociação com aqueles seus potenciais clientes.

Por último, o público consumidor do produto final, através da visitação à Feira, terá a idéia da cadeia produtiva que compõe o segmento foco do evento, sua importância, ao tempo em que, poderá adquirir e saborear os produtos colocados à sua disposição pelas agroindústrias familiares presentes.

Devido à existência de uma grande demanda dos municípios e entidades visando incentivar a implantação e/ou o desenvolvimento de agroindústrias familiares deparou-se com dificuldade em conseguir máquinas e equipamentos para atender estes pedidos.

Para viabilizar e proporcionar a exposição das tecnologias existentes na indústria de máquinas e equipamentos, destinados a implantação de pequenas agroindústrias, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, o Centro Universitário UNIVATES e a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari - CIC Vale do Taquari decidiram promover a 1ª AGRO IND FAMILIAR - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar.

A Feira focará a exposição, apresentação e venda de máquinas, equipamentos, produtos e serviços destinados à agroindústria familiar, sua capacitação e formalização, bem como, a venda direta de produtos, por ela elaborados, ao comércio varejista, atacadista, distribuidor e consumidor final.

Através da 1ª AGROIND FAMILIAR - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar, que conta com o apoio de diversas entidades e instituições ligadas ao agronegócio, estará se oportunizando um elo de ligação entre os fabricantes de máquinas, equipamentos e outros fornecedores, assim como, do consumidor, com a agroindústria familiar.

Quanto ao local da realização, o Parque do Imigrante é de fácil acesso, junto à BR-386, em Lajeado - RS, a 120km de Porto Alegre, cidade-pólo da região do Vale do Taquari, integrada por 37 municípios, com localização estratégica no Estado Rio Grande do Sul

Informações Gerais

  • 17/04/2008 à 21/04/2008
  • RS - Lajeado
    Parque do Imigrante
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento