1º FÓRUM INTEGRAÇÃO LAVOURA – PECUÁRIA – FLORESTA

A eficiência e o baixo custo deixaram de ser os únicos atributos indispensáveis da produção de alimentos no século 21. A palavra de ordem agora é produzir bem, com lucratividade, mas sem dispensar a sustentabilidade. E por isso se entenda adequar todas as áreas da propriedade em um único objetivo: a integração agrossilvopastoril (produção agrícola, produção animal e floresta).

A integração Lavoura – Pecuária – Floresta é a resposta dos novos tempos aos desafios do aumento da demanda mundial por alimentos e energia. Com isso, ganham todos: o produtor, que incorpora novas fontes de renda ao seu negócio; o País, que passa a ter mais condições de competitividade no mercado global; e o planeta, com a utilização racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Nesse cenário desafiador será realizado o I Fórum Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (Conferência Internacional sobre Integração Lavoura – Pecuária – Floresta), programado para os dias 17 a 19 de agosto de 2009, em Goiânia (GO). Apresentado ao setor, ontem (19/05), em São Paulo (SP).

O evento pretende reunir mais de 1.000 produtores rurais, entre agricultores e pecuaristas de todas as regiões do Brasil e também dos países latino-americanos. A programação é ampla e eclética, envolvendo casos de sucesso, palestras técnicas, debates, painéis, visita a propriedade-modelo e demonstrações da viabilidade econômica dos sistemas integrados, que diluem custos e proporcionam maior retorno econômico das propriedades.

“Nossa proposta é impulsionar a discussão sobre um tema que assume cada vez mais importância no cenário atual da produção agropecuária, chegando até a apontar oportunidades de investimentos e financiamento para a expansão das várias atividades rurais”, assinala Silmar Muller, diretor da Probiz, uma das organizadoras do Fórum Integração Lavoura – Pecuária – Floresta.

“O Brasil é um dos países com maior potencial de produção sustentável no mundo. Com o Fórum Integração, pretendemos ampliar os horizontes dos produtores (agricultores e pecuaristas), extensionistas rurais (agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agropecuários), empresários e investidores”, explica Moacir Feldenheimer, diretor da Editora Lua, também promotora do evento.

Um evento com esse peso precisa de um patrono à altura. E ninguém melhor do que o ex-ministro da Agricultura e criador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alysson Paolinelli, pioneiro e incentivador dos sistemas de produção integrados lavoura-pecuária.

Os fundamentos da Integração Lavoura – Pecuária – Floresta:

Produção sustentável de alimentos e energia renovável
Redução de impactos ambientais das atividades agrícolas
Preservação de reservas florestais e matas ciliares
Recuperação de áreas degradadas
Aumento da produtividade das culturas
Melhoria da eficiência dos insumos utilizados na produção
Facilidade de certificação e rastreabilidade dos produtos agrícolas
Geração de emprego, renda e melhores condições ao produtor rural

Informações Gerais

  • 17/08/2009 à 19/08/2009
  • GO - Goias
  • Gratuíto

Localização do Evento