1º Simpósio Brasileiro Agricultura Familiar 4.0

AS TICs E A AGRICULTURA FAMILIAR
A utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no meio rural já é uma realidade especialmente quando referente ao agronegócio. A esse contexto dá-se o nome de “agricultura 4.0”. No entanto, quando se lança um olhar sobre a agricultura familiar, a questão assume novos contornos e apresenta desafios e obstáculos ao desenvolvimento efetivo e particularidades que merecem atenção.

Vale destacar que existem pesquisas e grupos de estudo em diversas universidades brasileiras e que têm focado nessa temática. Isso sugere que uma nova realidade começa a ser desenhada para a agricultura familiar. Além disso, há convergências interessantes quando o assunto é tecnologia da comunicação.

Dados confiáveis informam que 84% dos domicílios rurais no Rio de Janeiro possuem celular (Datacetic.br, 2016) e 25% dos produtores agrícolas familiares utilizam ferramentas digitais para gerenciarem de alguma forma sua propriedade (SEBRAE).

Conciliar agricultura familiar com desenvolvimento sustentável e inclusão digital se apresenta como o caminho necessário e obrigatório de uma nova realidade no campo.


Objetivo Geral
Ampliar o debate em torno da necessária adaptação da agricultura familiar às inovações tecnológicas como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável e inclusivo, agregação de valor e inclusão digital.


Mais informações:
E-mail: simposio2018@prosa.org.br
Telefone: (31) 98855-1582 (Giovanni)

Informações Gerais

  • 27/11/2018 à 28/11/2018
  • RJ - Teresópolis
    Palácio Municipal Teresa Cristina
  • Website do Evento
  • R$ 110,00

Localização do Evento

Programação