10º Congresso de Agribusiness da SNA

Três gigantes do agronegócio - o deputado estadual Otaviano Pivetta e o empresário Orcival Guimarães, ambos de Mato Grosso; e o presidente da SLC Agrícola, Arlindo Moura, do Rio Grande do Sul, estarão presentes ao 10º Congresso de Abribusines da Sociedade Nacional de Agricultura, nos dias 25 e 26 de novembro, na Confederação Nacional do Comércio.



Presidindo o Grupo Vanguarda do Brasil, Otaviano Pivetta é um dos maiores produtores de grãos do país. Sua empresa faturou em 2007 mais de US$ 365 milhões. Empreendedor e precursor do associativismo e cooperativismo em Mato Grosso, o empresário ocupa 220 mil hectares para o cultivo de soja, algodão e milho e criação de 90 mil bois. Atualmente, investe na aquisição de terras em novas fronteiras, como no Maranhão e na Bahia. Empresário rural e político atuante, também se preocupa com responsabilidade social e ambiental.



Durante o 10º Congresso de Agribusiness, Pivetta irá falar sobre as condições de produção em Mato Grosso, e oportunidades de investimentos, destacando as inovações que vem implementando no setor agropecuário.



Já o presidente da Organização Guimarães, e proprietário de fazendas em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Matupá e Ipiranga do Norte, no Mato Grosso, Orcival Guimarães defende a chamada Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Considerada uma das novas tendências do agronegócio, a ILP constitui um ativo ambiental que pode gerar fundos e alavancar recursos para financiar a própria tecnologia.



De acordo com o empresário, a combinação de safras com a criação de bovinos, suínos e aves em regime de confinamento, recupera áreas de pastagens degradadas, melhora a genética dos animais, reduz o espaço físico por cabeça, e economiza gastos com logística para o transporte de grãos que servirão de alimento para o gado, como a silagem obtida do milho, por exemplo.



Orcival atua na agricultura há mais de 25 anos. Em Mato Grosso, cultiva soja, milho, sorgo, arroz e algodão. São 60 mil hectares de lavoura (entre safra e safrinha). Na pecuária, cria e recria gado a pasto. Em 2007, este notável produtor confinou 85 mil cabeças de seu rebanho.



Com mais de 20 anos de experiência no ramo do agronegócio, Arlindo Moura, presidente da SLC Agrícola, cultiva mais de 200 mil hectares de terra em 11 fazendas espalhadas pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Bahia e Piauí. É um dos maiores produtores de soja, algodão e milho do Brasil. De janeiro a setembro de 2008, sua empresa, que também se destaca como uma das maiores proprietárias de terras do país, obteve receita líquida superior a R$ 250 milhões, e a produção total no ano-safra 2007/08 atingiu 649 mil toneladas.



O Congresso



Contando com a presença de autoridades, empresários, professores, estudantes universitários e representantes de diversas instituições, o 10º Congresso de Agribusiness debaterá, em cinco painéis, temas de interesse como o mercado de energia e agroenergia; compra de terras; novas fronteiras agrícolas; meio ambiente e sustentabilidade de produção, entre outros assuntos.



Informações Gerais

  • 25/11/2008 à 26/11/2008
  • RJ - Rio de Janeiro
    Confederação Nacional do Comércio - Av. General Justo, 307 / 9º andar - Centro
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento