10ª Expocachaça MG - Feira e Festival Internacional da Cachaça

a expocachaça, hoje incorporada como âncora da superagro minas, vai ganhar na 10ª edição em 2007, um projeto de valorização de sua natureza e escopo.

o novo formato agrega valor à feira e ao festival, através de uma concepção mais moderna, com foco na """"""""entretenização"""""""" do espaço e no """"""""mixing"""""""" de atividades e produtos.
uma concepção que adota a visão atual da aceitação de conceitos de """"""""evento-entretenimento"""""""" e """"""""evento-espetáculo"""""""", que amplia enormemente o seu escopo.

no caso da expocachaça, a sua incorporação em 2005 à superagro no expominas, ampliou forçosamente a sua natureza e proposta original, crescendo o volume de seu público, pelas facilidades que o novo espaço oferece.

a """"""""entretenização"""""""" dos eventos é fruto de uma constatação: """"""""para atrair a atenção dos visitantes os estandes e os espaços da feira tem que se tornar """"""""verdadeiros parques de diversão"""""""", afirma francisco paulo de melo neto.

a proposta de se adotar um novo conceito para a expocachaça na superagro, representa mudanças importantes em sua natureza e escopo, mas não de sua identidade de maior e mais importante evento do agronegócio da cachaça no brasil.

na verdade, o que se pretende é redirecionar a sua estrutura de evento para um público específico, e torná-lo, cada vez mais, um evento dirigido a uma frequência numerosa e diversificada de visitantes.

de evento fechado para expositores de produtos e serviços específicos, funcionais, individualizados e singulares, para evento democratizado e aberto a novos expositores e propostas, dentro de uma programação mais eclética e complementar.

à ênfase em produtos soma-se de forma vigorosa a ênfase em diversão, gastronomia, consumo, lazer, cultura e negócios.

essa proposta, na verdade, vem sendo construída ano a ano, e agora ganha corpo com a preocupação de transformar a expocachaça em um evento eclético, com predominância no """"""""mixing"""""""" de atividades e produtos e eventos paralelos, e representa processo fundamental de renovação e valorização do evento.

dentro desse novo conceito a expocachaça na superagro, funcionará como """"""""cadeia de atividades"""""""", com o principal objetivo de oferecer """"""""valor de entretenimento"""""""", """"""""consumo"""""""" e """"""""lazer"""""""" para o público.

a idéia central se materializa na montagem de """"""""espaços alternativos de consumo, lazer e negócios"""""""", dentro de uma proposta de valorização dos espaços: feira e festival. por isso o nome: cachaça , gourmet show na superagro.

nesse novo formato e conceito, a expocachaça será estruturada com base nos seguintes elementos ou como alguns costumam chamar: """"""""núcleos de oferta de valor"""""""".

são eles:
a constatação de que ao ancorar a superagro, a expocachaça, necessariamente tem que ampliar o seu escopo e a sua proposta original; a oportunidade que se abre de trabalhar o espaço gourmet ( com seus restaurantes) dentro de uma visão das cadeias da carne; a ampliação do espaço gourmet para: 4 restaurantes, 1 cachaçaria, 4 botequins, 2 cafés, 1 cervejaria, 1 confeitaria; a criação de um espaço de projeção de vídeos e documentários; a criação de espaços para cursos de culinária e coquetelaria; a criação de espaço para uma livraria; a permanência do espaço de tecnologia da cachaça; a oportunidade de valorização cultural do evento com apresentações artísticas pelas ruas e espaços de circulação da feira; a valorização da presença institucional com a participação de associações e cooperativas de produtores de cachaça; a criação de um novo projeto de espaço de múltiplo uso com estandes de pequenos produtores agrupados em um grande cenário de paredes de vidro, com infra-estrutura de acesso por portais com abertura para várias ruas, um café e um bar para degustação de cachaças e coquetéis dos produtores. a proposta é democratizar a participação do pequeno produtor oferecendo uma infra-estrutura de estandes de qualidade de custo menor e com suporte de bar, café etc., com custo diluído entre todos; a necessidade se procurar alternativas de barateamento dos preços dos ingressos, do estacionamento e de se ampliar substancialmente o número de vagas no mesmo; o foco na visão de que a expocachaça na superagro é um acontecimento que gera público, gera distração, cultura e bem-estar para esse público e negócios para seus participantes, investidores e parceiros; o fortalecimento e integração das cadeias do agronegócio; a fixação da marca temporal: """"""""belo horizonte, capital nacional da cachaça"""""""", no período de realização do evento; e a permanência das clínicas tecnológicas e rodadas negócios do sebrae.

Informações Gerais

  • 31/05/2007 à 03/06/2007
  • MG - Belo Horizonte
    Expominas Belo Horizonte - Pavilhões 2 e 3
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento