11ª Expocachaça - Feira e Festival Internacional da Cachaça

A Expocachaça, hoje incorporada como âncora da SuperAgro Minas, vai ganhar na 11ª Edição em 2008, um projeto de valorização de sua natureza e escopo.

O novo formato agrega valor à Feira e ao Festival, através de uma concepção mais moderna, com foco na """"entretenização"""" do espaço e no """"mixing"""" de atividades e produtos.

Uma concepção que adota a visão atual da aceitação de conceitos de """"evento-entretenimento"""" e """"evento-espetáculo"""", que amplia enormemente o seu escopo.

No caso da Expocachaça, a sua incorporação em 2005 à SuperAgro no Expominas, ampliou forçosamente a sua natureza e proposta original, crescendo o volume de seu público, pelas facilidades que o novo espaço oferece.

A """"entretenização"""" dos eventos é fruto de uma constatação: """"Para atrair a atenção dos visitantes os estandes e os espaços da feira tem que se tornar """"verdadeiros parques de diversão"""", afirma Francisco Paulo de Melo Neto.

A proposta de se adotar um novo conceito para a Expocachaça na SuperAgro, representa mudanças importantes em sua natureza e escopo, mas não de sua identidade de maior e mais importante evento do agronegócio da cachaça no Brasil.

Na verdade, o que se pretende é redirecionar a sua estrutura de evento para um público específico, e torná-lo, cada vez mais, um evento dirigido a uma frequência numerosa e diversificada de visitantes.

De evento fechado para expositores de produtos e serviços específicos, funcionais, individualizados e singulares, para evento democratizado e aberto a novos expositores e propostas, dentro de uma programação mais eclética e complementar.

À ênfase em produtos soma-se de forma vigorosa a ênfase em diversão, gastronomia, consumo, lazer, cultura e negócios.

Essa proposta, na verdade, vem sendo construída ano a ano, e agora ganha corpo com a preocupação de transformar a Expocachaça em um evento eclético, com predominância no """"mixing"""" de atividades e produtos e eventos paralelos, e representa processo fundamental de renovação e valorização do evento.

Dentro desse novo conceito a Expocachaça na SuperAgro, funcionará como """"cadeia de atividades"""", com o principal objetivo de oferecer """"valor de entretenimento"""", """"consumo"""" e """"lazer"""" para o público.

A idéia central se materializa na montagem de """"espaços alternativos de consumo, lazer e negócios"""", dentro de uma proposta de valorização dos espaços: Feira e Festival. Por isso o nome: Cachaça , Gourmet Show na SuperAgro.

Nesse novo formato e conceito, a Expocachaça será estruturada com base nos seguintes elementos ou como alguns costumam chamar: """"Núcleos de oferta de valor"""". São eles:

A constatação de que ao ancorar a SuperAgro, a Expocachaça, necessariamente tem que ampliar o seu escopo e a sua proposta original;
A oportunidade que se abre de trabalhar o Espaço Gourmet ( com seus restaurantes) dentro de uma visão das cadeias da carne;
A ampliação do espaço Gourmet para: 4 restaurantes, 1 cachaçaria, 4 botequins, 2 cafés, 1 cervejaria, 1 confeitaria;
A criação de um espaço de projeção de vídeos e documentários;
A criação de espaços para cursos de culinária e coquetelaria;
A criação de espaço para uma livraria;
A permanência do Espaço de Tecnologia da cachaça;
A oportunidade de valorização cultural do evento com apresentações artísticas pelas ruas e espaços de circulação da Feira;
A valorização da presença institucional com a participação de associações e cooperativas de produtores de cachaça
A criação de um novo projeto de espaço de múltiplo uso com estandes de pequenos produtores agrupados em um grande cenário de paredes de vidro, com infra-estrutura de acesso por portais com abertura para várias ruas, um Café e um bar para degustação de cachaças e coquetéis dos produtores. A proposta é democratizar a participação do pequeno produtor oferecendo uma infra-estrutura de estandes de qualidade de custo menor e com suporte de bar, café etc., com custo diluído entre todos;
A necessidade se procurar alternativas de barateamento dos preços dos ingressos, do estacionamento e de se ampliar substancialmente o número de vagas no mesmo;
O foco na visão de que a Expocachaça na SuperAgro é um acontecimento que gera público, gera distração, cultura e bem-estar para esse público e negócios para seus participantes, investidores e parceiros;
O fortalecimento e integração das cadeias do agronegócio;
A fixação da marca temporal: """"Belo Horizonte, Capital Nacional da Cachaça"""", no período de realização do evento; e
A permanência das Clínicas Tecnológicas e Rodadas Negócios do Sebrae.

Telefone: 31 3284-6315/3287-5243

Empresa Promotora: Cachaças do Brasil
Site: www.expocachaca.com.br
E-mail: feira@expocachaca.com.br

Informações Gerais

  • 05/06/2008 à 08/06/2008
  • MG - Belo Horizonte
    Expominas Belo Horizonte - Pavilhões 2 e 3
  • Gratuíto

Localização do Evento