CI

Entrevista: “Essa biotecnologia é a mais avançada do mercado”

Entrevista com Natália Pagotto Carvalho, gerente de lançamento da 3ª geração da soja GM da Bayer


Foto: Divulgação

Ocorreu na última semana o lançamento comercial da nova soja Intacta 2 XTend no Brasil, que agora controla não só as principais lagartas que atacam a cultura, como a Helicoverpa e Spodoptera, mas também as principais plantas daninhas. Isso porque a nova soja produzida pela Bayer tem resistência aos herbicidas glifosato e dicamba. 

Confira entrevista com a gerente de lançamento da terceira geração da soja GM da Bayer Crop Science, Natália Pagotto Carvalho, originalmente publicada no portal especializado AgroPages.

Por que o lançamento comercial oficial foi realizado apenas agora, meses após a apresentação da tecnologia para os clientes brasileiros?

Essa é uma grande notícia. Sem dúvida alguma esse lançamento é viabilizado porque estamos com as autorizações dos principais países importadores. Primeiro foi a China, que aprovou em junho de 2020. Foi aprovada agora no começo do ano na União Europeia, em janeiro de 2021. Então ficou tudo pronto para esse lançamento, que aconteceu oficialmente no dia 10 de junho. 

Desde junho do ano passado nos já temos essa liberação na China, então já estamos com essas duas aprovações em linha para seguir com o lançamento oficial comercial, já para a safra 2021/22, e o agricultor que optar por plantar a Intacta 2Xtend vai comercializar esse grão e ele vai poder chegar na China sem problemas.

Quais são os diferenciais da Intacta 2Xtend? Por que o produtor brasileiro deve apostar nessa nova tecnologia?

Acima de qualquer coisa, a Intacta 2Xtend vem com uma pegada de produtividade. Então essa nova biotecnologia é a mais avançada que vamos ter hoje no mercado, e tem um aspecto bastante interessante dessa biotecnologia é de que é a segunda biotecnologia lançada fora dos Estados Unidos. A primeira foi a Intacta Intacta RR2 PRO, e mais uma vez isso acontece no mercado brasileiro, só reforçando que existe um compromisso muito grande da Bayer com a agricultura aqui do Brasil.
 
Nosso compromisso é com a produtividade, nossa tecnologia tem outros benefícios que vem acompanhado nessa expansão de plantas daninhas e também na amplitude contra as lagartas que atacam a cultura da soja. É uma tecnologia avançada, é a mais avançada disponível no mercado hoje e que vem com o grande compromisso da produtividade com o agricultor.

O que vocês tem planejado para divulgar e comunicar para o grande público também?

No ponto de vista da Intacta 2Xtend a gente trabalha com uma palavra muito importante que é ciência e, além de ciência, transparência. A gente vem trabalhando então com esses dois pilares de maneira consistente nesse lançamento como um todo, sempre estando muito voltado para o nosso público, para o agricultor, que é o grande beneficiário dessa tecnologia nesse primeiro momento. 

Sem dúvida alguma, biotecnologias como Intacta 2Xtend que tem como principal objetivo incrementar a produtividade, corroboram para que a gente tenha uma agricultura cada vez mais sustentável, cada vez mais digital, focada em dados para melhorar a tomada de decisões e aí é o grande compromisso da Bayer a gente ter sempre soluções que sejam inovadoras, sustentáveis e digitais para que o agricultor possa cumprir a sua missão de alimentar toda a população do planeta.

Nessa pegada ainda de ciência e transparência, nós trabalhamos com diversos acadêmicos e experts, onde construímos toda a nosso posicionamento dessa plataforma e aí um grande ponto é que não queremos deixar esse conhecimento dentro de casa, nós queremos compartilhar com a cadeia. Então desde antes e agora com o lançamento a gente intensifica muito mais. Nós temos iniciativas de capacitação bastante robustas que vão fazer parte desse lançamento, agora em uma versão digital também já que estamos passando por um período bastante complicado onde não podemos nos reunir presencialmente, então viemos com soluções digitais para compartilhar esse conhecimento que foi construído com toda a cadeia da soja.

Como será a questão regulatória com a China? Está totalmente liberado ou tem ainda algum prazo a cumprir? 

Nós, da Bayer, seguimos diretrizes bastante importantes das práticas regulatórias globais, então a gente não faria esse lançamento se não estivéssemos seguros de que os mercados têm essa aprovação regulatória para ter esse comércio livre por assim dizer, então, por esse compromisso, ficamos muito seguros desse lançamento acontecer já essa semana e disponibilizar a semente para o agricultor plantar já na safra 2021/22. Se tivesse algum detalhe, não faríamos o lançamento, então o agricultor pode comprar em 2021 para colher em 2022 e comercializar. 

A liberação da China ocorreu em junho de 2020, então tem praticamente um ano que essa liberação já ocorreu. Então em janeiro chegou a aprovação da União Europeia que foi outro mercado importante que nós tivemos aprovação em 2021 – todos os mercados já aprovaram. 

Que soluções estão sendo preparadas para acompanhar o lançamento a Intacta 2Xtend?

A Intacta 2Xtend é o grande foco desse lançamento, mas a gente vem também co variedades Xtend Refúgio, que são três variedades para a gente também ter essa opção para o agricultor e garantir que ele esteja engajado com essa boa prática, que a gente tem aqui como referência para garantir a longevidade dessa biotecnologia BT, então eu diria que esse é um marco bastante importante também. 

Então além da Intacta 2Xtend nós temos Xtend Refúgio, nosso Dicamba, que é o Xtend Dicam, Dicamba com sal DGA e o Xtend Protect que é um adjuvante, que são produtos que vem junto com a plataforma e fazem parte de soluções para o agricultor, sempre lembrando que tudo isso faz parte de uma escolha que ele está fazendo, então ao escolher ele tem mais ainda esses assessórios, por assim dizer, dentro desse lançamento de 2X.

Nós experimentamos a tecnologia em mais de 500 áreas nos últimos 2 anos em todo o Brasil, então a gente reforça toda aquela construção que já vinha sendo feita com os cliente selecionados. Só a Bayer tem um programa dessa magnitude que conecta tão próximo o cliente e agora com o lançamento a gente expande isso para o mercado. 

Dentro desses eleitos que puderam experimentar, na última safra 20/21 a gente pode experimentar que a Intacta 2Xtend pegou 3,25 sacas a mais em relação aos principais chefes de mercado, então eu acho que essa é uma opção que vai ajudar o agricultor que tem muitas opções de escolha em detrimento a um modelo de negócios bastante consistente que foi feito aqui no Brasil para que a gente pudesse ter inovações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.